Clipping

Mantega vê 'inferno astral' na área fiscal

Em conversa com interlocutores, o ministro Guido Mantega (Fazenda) reconheceu que o governo está vivendo seu "inferno astral" na área fiscal e que, neste ano, o superavit primário (economia do governo para pagar juros da dívida) "não será o dos nossos sonhos".
 
A avaliação reservada do ministro difere da difundida publicamente pelo governo por admitir que "este ano está sendo difícil" na área.
 
Ao vivo: acompanhe os destaques do mercado e análises de especialistas
 
O ministro discorda, porém, de avaliações alarmistas sobre o quadro fiscal brasileiro e comentou que, mesmo sendo este um momento ruim, o superavit primário será o "suficiente para manter a estabilidade das contas públicas e da economia".
 
O setor público registrou deficit primário (arrecadação do governo menos os gastos, exceto juros da dívida) recorde em setembro. Nos nove primeiros meses de 2013, seu superavit foi de apenas R$ 44,9 bilhões (1,28% do PIB), bem abaixo da meta de R$ 111 bilhões (2,3% do PIB).
 
Apesar de afirmar que o governo ainda persegue a meta de 2,3% de superavit primário, o próprio ministro, reservadamente, sinaliza que não deve ser possível cumpri-la integralmente.
 
"Estamos nos empenhando para cumprir o máximo possível da meta", comentou a interlocutores, ressaltando que, mesmo assim, o Brasil fará um dos maiores superavit do mundo, suficiente para manter a dívida pública brasileira sob controle.
 
Mantega diz que o Brasil não vai perder o seu grau de investimento --nota concedida pelas agências de classificação a economias consideradas com baixo risco de calote. Para o ministro, a avaliação das agências sobre a política fiscal vai melhorar no próximo ano, que, garante, será "bem melhor".
 
A certeza do ministro está depositada, segundo ele, em ações que serão tomadas nos próximos meses. A interlocutores, revelou que o governo vai reverter, ao longo do próximo ano, as desonerações de impostos de bens duráveis --veículos e linha branca.
 
Isso será possível, segundo ele, porque o "apetite do consumo está voltando, de forma moderada".
 
O ministro repetiu ainda que o governo vai reduzir os créditos para os bancos públicos, como BNDES e Caixa, e vai rastrear e cortar despesas em todas as áreas.
 
Para ele, essas iniciativas, associadas a uma recuperação da economia e à melhora dos lucros das empresas, vão aumentar a receita e melhorar as contas públicas.
 
Indagado, Mantega disse a interlocutores que o governo ainda não definiu qual será sua meta de superavit primário ajustada para o próximo ano. Na proposta de Orçamento, é de 3,1% do PIB e seguirá nesse patamar. Segundo ele, uma meta maior funciona como um desafio para todo o setor público.
 
Neste ano, o governo decidiu ajustá-la para 2,3%. Para o próximo, de eleição presidencial, o mercado trabalha com uma meta de no máximo 1,8%. O patamar é considerado razoável por analistas, que criticam, porém, o que consideram tentativas de esconder resultados negativos, nos discursos e pelo uso de manobras contábeis.

Fonte: Folha de S. Paulo

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.