Notícias

Imagem

AFRFB de Salvador se reúnem em assembleia local para discutir demissões de colegas na Alfândega do Porto

As demissões dos três Auditores Fiscais da Alfândega do Porto de Salvador, - através de Portaria do Ministério da Fazenda de 22 de maio de 2013 e publicado no Diário Oficial da União de 24.05.2013 -, causaram grande polêmica entre os funcionários da Receita Federal do Brasil (RFB) da 5ª Região Fiscal pela forma como foi conduzido o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) realizado Pelo Escritório da Corregedoria da 5ª Região Fiscal. 
 
A preocupação dos Auditores Fiscais foi externada em assembleia local, realizada na quarta-feira (05/06), na Sala Rubem Alves no prédio da RFB de Salvador. Um dos questionamentos feitos pelos auditores foi sobre o desconhecimento da existência de provas concretas no PAD para se chegar as demissões dos três auditores tendo em vista que o relatório ser extenso e sem objetividade.
 
Na abertura da assembleia, o presidente da DS Salvador Luiz Fernando Nogueira, falou da importância do chamado dos auditores naquele momento tendo em vista que o fato ocorrido é uma preocupação de todos os auditores, até mesmo pela gravidade da situação, onde não ficou comprovado o envolvimento dos três auditores na Operação Persona. Uma comissão feita pelo sindicato para avaliar o relatório de 5 mil páginas não identificou nada de conclusivo que pudesse incriminar os três auditores, o que há são outras situações que nada tem haver com a Operação investigada.
 
Luiz Fernando ressaltou ainda que o Sindicato em nenhum momento é contra o trabalho da Corregedoria e foi por isso que lutou para a criação da Corregedoria da RFB.
 
Logo após a fala do presidente da DS Salvador, foi cedido espaço para ser lida uma carta redigida pelos três auditores demitidos (Silvio Rogério Ferreira Sande, Mauricio Rocha Maia e Jair Rodrigues de Oliveira), onde relatam sobre a falta de assistência em realizar as atividades aduaneiras, de como foram perseguidos pela ESCOR da 5ª RF no momento das investigações e o constrangimento que sofreram ao longo dos últimos cinco anos. No documento, os Auditores Fiscais afirmam ser inocentes e cumprir com as suas funções dignamente.
 
A preocupação dos Auditores com o fato ocorrido ficou evidente nas diversas explanações. Estiveram presentes na assembleia auditores de quase todos os setores da Receita, inclusive, do Escritório da Corregedoria da 5ª Região Fiscal.
 
O diretor de Defesa Profissional do Sindifisco Nacional, Dagoberto da Silva Lemos, falou de sua preocupação com os auditores e da sujeição que podem sofrer a qualquer momento com um PAD, mesmo sendo inocentes. “Vivemos em um momento muito delicado dentro da Receita. O papel da Corregedoria é de punir criminosos, mas não inocentes. Por isso, acredito que temos que aperfeiçoar esse sistema. Está na hora de a Corregedoria passar por um crivo”.
 
O Auditor Fiscal Alzemir Barreto, ex-secretário de Comunicação da DS Salvador, levantou uma proposta em assembleia de que o sindicato pedisse autorização aos colegas demitidos para liberação do Processo para categoria, ficando o mesmo disponível para consulta na sede da DS Salvador.
 
 
Nova assembleia dia 12 de junho
 
Devido à complexidade do assunto discutido na assembleia local e do curto espaço de tempo, será realizada uma outra na próxima quarta-feira, 12 de junho, às 9h30, no prédio da Delegacia da Receita Federal de Salvador.
 
Fonte: Jornalismo DS Salvador - 06/06/2013
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.