Notícias

Imagem

Diretores da DS Campinas - Jundiaí reúnem-se com deputado Ivan Valente

Encontro no último 5 de abril discutiu, entre outros temas, a quantidade de autuações fiscais contra grandes empresas que vem sendo derrubadas pelo CARF.Diretores da DS Campinas/Jundiaí reuniram com o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) na última sexta-feira, dia 5/04, para discutir, entre outros temas, a quantidade de autuações fiscais contra grandes empresas que vem sendo derrubadas pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. O tema, inclusive, foi alvo de 59 Ações Populares na Justiça Federal, ajuizadas pelo ex- Procurado da Fazenda, Renato Chagas Rangel. As ações questionam o mérito do Acórdão do CARF e alegam que houve uma omissão por parte da União, uma vez que um grande volume de recursos que deixou de ser arrecadado.

Os diretores da DS Campinas/Jundiaí questionam o fato de as ações estão sendo derrubadas na justiça sob alegação de que as decisões do CARF têm caráter terminativo, não cabendo recurso na justiça caso a decisão seja favorável ao contribuinte. Porém, caso seja mantida a autuação, o processo pode ser anulado pela via judicial.
 
Diante das dúvidas suscitadas por tais ações e ao grande volume de recursos que deixaram de ser arrecadados para os cofres públicos, o mandato do deputado Ivan Valente e a DS Campinas/Jundiaí decidiram levantar informações e trabalhar em conjunto para trazer este tema ao debate na sociedade e discutir a proposta de legislação com o objetivo de aperfeiçoar e dar maior transparência ao funcionamento do CARF.
 
Desonerações
Também foi discutida na reunião com Ivan Valente a política de desoneração da folha de pagamentos que vem sendo adotada pelo Governo Federal e que pode comprometer o financiamento da Previdência Social.
 
Na avaliação de Ivan Valente, neste ponto prevalece a visão financista do Estado e não há na sociedade força de resistência para propor alternativa, uma vez que as grandes centrais sindicais e boa parte do movimento social têm evitado confronto com o governo.
 
A DS Campinas/Jundiaí e o mandato do deputado fizeram a avaliação conjunta de que é preciso voltar a discutir o assunto com a sociedade civil e que, inclusive, ficou aberta a possibilidade de estudar uma proposta alternativa que preserve o financiamento da Previdência e da Seguridade Social.
 
Participaram da reunião o Presidente da DS Campinas/Jundiaí, José Carlos Rossetto; o Vice-presidente, Paulo Matsushita e o Secretário Geral, Paulo Gil Intoíni.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.