Notícias

Imagem

Delegado sindical da DS Rio de Janeiro justifica voto contrário à prestação de contas do Sindifisco Nacional

Confira o depoimento do delegado da DS Rio de Janeiro após reunião do Conselho de Delegados Sindicais, realizada na terça-feira (21), onde a prestação de contas do Sindifisco Nacional foi aprovada.

"A prestação de contas do Sindifisco Nacional foi aprovada hoje, em reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). E como aconteceu esta discussão? Apenas três pessoas se inscreveram e eu fiz uma proposta que a Mesa Diretora não acatou para votação por ser, segundo ela, anti-estatutária.

Qual era esta proposta? Propus que houvesse tempo para que todos os Delegados pudessem ler as 318 páginas da prestação de contas. O presidente da Mesa, Ricardo Skaf, rebatendo meu argumento, com a justificativa de que o texto estava disponível na área restrita desde o dia 19 de maio. Ocorre que CDS começou no dia 20 e fomos avisados disso no dia 20,  na segunda-feira. E o Presidente da Mesa, não satisfeito com esta explicação, acrescentou: "eu li tudo o que me interessava". 

Ora, a tarefa dos Delegados era a análise das contas da Entidade ou que aprovássemos só as partes que nos interessam? 
Os membros da DS Rio de Janeiro, presentes ao CDS, examinaram de maneira amostral as contas e verificaram que não havia compatibilidade entre alguns valores da demonstração de resultados e do resultado do balanço.

Assim, tendo a minha proposta de permitir maior tempo de analise e correção sendo impedida de ir a voto, tomei uma atitude difícil e, na minha opinião, triste: propus a rejeição das contas. Expus a minha visão de que, no Sindicato, podemos e devemos debater e confrontar idéias sobre os rumos da nossa Entidade; esse embate político e ideológico fortalece as convicções, seja conseguindo uma síntese no final do debate, seja por meio de uma votação, em que se apura a vontade da maioria.

Estamos, todos nós, tentando construir um só instrumento da categoria, de sua união e fortalecimento, daí que, situações como essa deveriam ser uma nova oportunidade para a construção coletiva e para embates que parecem ser políticos mas que não são: são apenas problemas administrativos. 

A votação final foi de 44 votos de Delegados Sindicais pela aprovação, 9 pela rejeição e 14 abstenções. Cabe à categoria entender e julgar se tal posicionamento foi bom para o Sindicato."

Luiz Bicalho

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.