Notícias

Imagem

Mudança de governo traz novas perspectivas para a categoria

A alternância de poder no governo, algo natural em um Estado Democrático de Direito, representa o fim de um ciclo e o início de outro, com novas perspectivas para a classe trabalhadora, sobretudo no Serviço Público Federal.

Nos últimos anos, o funcionalismo sofreu com arrocho salarial, recusa ao diálogo e desrespeito a direitos constitucionais. Um período que certamente não reserva boas lembranças. Por outro lado, o começo de outra gestão no país aponta para um futuro ao menos diferente, mas que exige da categoria a continuidade da mobilização e a intensificação das articulações com o novo governo, objetivando alcançar as conquistas almejadas pelos Auditores-Fiscais da Receita Federal, tanto da ativa quanto aposentados.

Um fato que causou preocupação ao Sindifisco e à categoria foi a escolha de um secretário da Receita Federal do Brasil de fora da casa. O ministro da Fazenda Fernando Haddad anunciou no dia 22 de dezembro, enquanto ainda era período de transição de governos, o nome do advogado de São Paulo Robinson Barreirinhas para ocupar o cargo.

O receio é que a opção por uma pessoa de fora da carreira de Auditor-Fiscal possa causar atrasos nas mudanças estruturais e emergenciais que a Receita Federal necessita, haja vista que a condição de secretário exige conhecimentos técnicos, normativos e institucionais específicos que se adquirem com anos de exercício profissional.

Dessa forma, ao Sindifisco cabe atuar no sentido de construir canais de diálogos com o novo governo, visando alcançar uma reforma tributária que promova a justiça social e os itens da pauta corporativa da categoria, como a recomposição das perdas salariais, a regulamentação efetiva do bônus de eficiência não abrindo mão da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, o combate aos mecanismos de gerencialismo, que tanto comprometem o exercício do cargo de Auditor-Fiscal, e a retomada de concursos anuais com número de vagas que permitam reestruturar as atividades de fiscalização tributária, de modo a buscar a redução da sonegação, entre outros.  

Esse trabalho de articulação já trouxe resultados positivos. O Sindifisco Nacional atuou junto ao governo federal eleito para alertar em relação aos decretos que foram assinados pelo ex-vice-presidente Hamilton Mourão no apagar das luzes do último dia do governo e do ano. Decretos que, entre outras coisas, feriam a Lei de Responsabilidade Fiscal e os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade da administração pública.

O primeiro decreto reduzia as alíquotas de PIS/Cofins sobre receitas financeiras de grandes empresas, o segundo regulamentava a prorrogação do programa de incentivos fiscais para o setor de semicondutores (Padis) até 2026 e o terceiro concedia desconto de 50% no adicional ao frete para a renovação da Marinha Mercante. O conjunto de medidas, segundo o Ministério da Fazenda, poderia gerar prejuízos na casa dos R$ 15 bilhões. A revogação dos decretos foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (02).

A expectativa é de que essa interlocução entre o Sindifisco e o novo governo evolua para outros patamares, a fim de que a categoria dos Auditores-Fiscais seja efetivamente valorizada e a Receita Federal recupere seu papel de órgão de Estado republicano, perdido por seguidas administrações descompromissadas com o interesse público.

 

*Com informações do Sindifisco Nacional

 

Fonte: Sindifisco DS Curitiba

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.