Notícias

Imagem

9 dicas para ter uma digestão tranquila

Quer uma "receita" para uma digestão mais tranquila? Comece com as nove dicas abaixo. Elas ajudarão você a prevenir sintomas como inchaço, arrotos ou azia. Claro, se você tiver algum sintoma digestivo grave ou que não desapareça, consulte seu médico.
 
1-Aproveite a energia dos vegetais
Alimentos vegetais têm fibras. Isso ajuda você ter uma digestão mais regular. Bônus: eles te saciam, o que é uma vantagem se você quiser perder peso. Escolha alimentos ricos em fibras, como: vegetais, nozes e sementes, grãos integrais, feijão e lentilha. Comece devagar. À medida que você adiciona fibras gradualmente à sua dieta, aumente também a quantidade de água que você bebe. A água é a melhor amiga da fibra, que a absorve, e isso ajudará a evitar cólicas ou gases.
 
2-Aposte em sopas e caldos
Água e outros fluidos, como suco, sopa e caldo, podem facilitar as coisas. Aproveitando que estamos no outono e próximos do inverno, uma sopinha vai bem. Não é fã? Experimente chá de ervas ou água com fatias de pepino, limão ou lima. Ou qualquer outro líquido, desde que não tenha álcool (que desidrata você) ou muita cafeína (que pode estimular demais o intestino). Se gosta de refrigerantes, lembre-se de que eles aumentam o ácido estomacal, o que causa azia em algumas pessoas.
 
3-Faça sua parte
Coma quantidades menores mais lentamente. Mastigue bem a comida para facilitar o trabalho do seu sistema digestório.
 
4-Continue em movimento
Existe alguma coisa que o exercício não possa fazer por você? A lista de benefícios não para de crescer. Você já sabe que é bom para o coração, para a mente e para a cintura. Acontece que as pessoas ativas também têm uma digestão mais suave. Observe o horário. Para algumas pessoas, o exercício logo após uma refeição pode causar indigestão. Portanto, programe seus treinos antes das refeições ou espere pelo menos uma hora depois de comer.
 
5-Invista nas bactérias “boas”
Os probióticos são bactérias "boas" que estão em seu intestino. Eles estão em alguns iogurtes e alimentos fermentados e ajudam na sua digestão. Você também pode adicioná-los à sua dieta com suplementos, mas sempre consulte um médico ou nutricionista antes de começar.
 
6-Limite a gordura
As gorduras tendem a permanecer em seu sistema por mais tempo, tornando-as mais difíceis de digerir. Você pode até ter notado uma sensação de plenitude ou queimação após uma refeição mais encorpada. Limite alimentos gordurosos, como batatas fritas, hambúrgueres etc. Em vez disso, coma carne magra e peixe. Além disso, tente grelhar suas refeições com mais frequência do que fritá-las.
 
7-Querido diário (alimentar)
Preste atenção aos alimentos que parecem desencadear desconforto no estômago. Anote o que você comeu e como se sentiu para se lembrar da próxima vez. Algumas pessoas acham que alimentos ácidos, como tomates ou frutas cítricas, provocam azia. Para outros, trigo, cebola ou laticínios, como leite ou queijo, causam problemas. Alimentos picantes são uma causa comum de azia, dor de estômago ou diarreia, então você pode querer ficar longe de qualquer coisa que aqueça sua boca. Fumar também pode atrapalhar sua digestão. Adicione isso à sua lista de razões para parar de vez. Se você já tentou parar antes, tudo bem. Continue tentando e peça ajuda ao seu médico.
 
8-Acalme seu estresse
O estresse afeta todo o corpo, incluindo, claro, o sistema digestivo. Tente controlar o estresse sempre que puder. Para aqueles problemas que você não pode evitar, encontre maneiras de relaxar. Algumas sessões com um psicólogo também podem ajudar,  ou faça uma aula de gerenciamento de estresse. Para uma melhor digestão, faça o que puder para manter seu estresse sob controle.
 
9-Busque aconselhamento especializado
Alguns medicamentos ou problemas médicos podem interferir na digestão. Se você descartou outros problemas, mas ainda tem sintomas, informe ao seu médico o que está acontecendo. Traga uma lista de todos os remédios que você toma. Isso pode ajudar a identificar a origem do seu problema.

Fonte: DR Jairo Bouer

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.