Notícias

Imagem

Auditores-Fiscais combatem retaliações feitas pela administração da RFB

Cerca de 2800 servidores participaram da votação
 
Na última quarta-feira (11), foi realizada uma Assembleia Nacional com cerca de 2.800 Auditores-Fiscais, que juntos se mobilizaram para combater as retaliações feitas pela administração da Receita Federal que tem se mostrado contrária à mobilização da categoria. Em votação, foram aprovados oito indicativos postos pela Direção Nacional e pelo Conselho de Delegados Sindicais (CDS).
 
Entenda: 
No último dia 26, Auditores-Fiscais foram ameaçados, via e-mail, de perderem a possibilidade de trabalho remoto. Essa medida da administração da Receita Federal demonstra uma retaliação à mobilização da categoria. Em Assembleia, os servidores decidiram que permanecerão unidos e não cederão a nenhum tipo de ameaça, até que todas as reivindicações sejam atendidas:
  • o cumprimento da Lei 13.464/2017, que trata sobre o bônus de eficiência;
  • a recomposição do orçamento da Receita, que está com uma redução de 51%;
  • e a realização do concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal, porque hoje estamos com uma redução de 40% de efetivos.
 
Além disso, em resposta ao e-mail, os Auditores-Fiscais realizaram o Dia do Compromisso. No qual consistiu em reuniões presenciais na superintendência e nas delegacias de cada Região Fiscal, sob a direção dos Comandos Regionais e Locais de Mobilização. 
 
Confira os resultados da Assembleia:
 
Indicativo 1 - Os Auditores-Fiscais reivindicam a publicação imediata da portaria que estabelece regime de trabalho específico para as autoridades fiscais, reconhecendo a atividade desempenhada como sendo de natureza intelectual, nos moldes descritos no Anexo às considerações e indicativos. O indicativo foi aprovado com 98,61% dos votos. 
 
Indicativo 2 -  98,34% dos Auditores manifestaram veemente repúdio ao envio, por parte do secretário da Receita, do e-mail de título “Sobre o Programa de Gestão”, no dia 26 de abril, que tratou da exclusão de Auditores-Fiscais do teletrabalho. 
 
Indicativo 3 - 95,55% dos filiados aprovaram que delegados, coordenadores e superintendentes não prestem quaisquer informações ao gabinete ou tomem qualquer outra providência para fins de exclusão de Auditor-Fiscal do teletrabalho enquanto durar a mobilização. Caso contrário, serão passíveis de pena de representação pelo Comando Nacional de Mobilização (CNM) ao CDS para possível punição estatutária.
 
Indicativo 4 - Com 92,47% dos votos, os Auditores-Fiscais aprovam que, no caso de exclusão de colegas do teletrabalho, o secretário especial seja representado ao CDS para possível punição estatutária, além dos signatários dos atos de exclusão. A aprovação do indicativo também determina que as representações ao CDS serão formuladas pelos membros do CNM e deverão ter prioridade sobre todas as demais representações já encaminhadas.
 
Indicativo 5 -Trata da aprovação de moção de desconfiança da categoria contra o secretário da Receita, foi aprovado por 85,49% dos Auditores-Fiscais. A medida será implementada caso o gabinete não reveja a posição expressa no e-mail de excluir o Auditor-Fiscal do teletrabalho. O indicativo também estabelece que a Direção Nacional deverá divulgar na imprensa a posição da categoria contrária à permanência do secretário no cargo.
 
Indicativo 6: Os Auditores-Fiscais autorizam com  86,80%,  a Direção Nacional a utilizar as medidas judiciais cabíveis em desfavor dos administradores que tomarem qualquer medida contra a mobilização da categoria e que contribuam para o sucateamento da instituição e contra o fortalecimento do cargo de Auditor-Fiscal, inclusive, quando necessário, representar ao Ministério Público, analisando a viabilidade. 
 
Indicativo 7 - Os Auditores-Fiscais autorizam com 90,27%, a Direção Nacional a priorizar medida judicial contra ato de exclusão de Auditor-Fiscal do teletrabalho.
 
Indicativo 8: Os Auditores-Fiscais autorizam com 86,69%, a Direção Nacional a utilizar, com urgência, as medidas judiciais cabíveis em desfavor dos administradores que continuem mantendo o quadro atual de abandono das aduanas, expondo os Auditores-Fiscais a sérios riscos no desempenho de suas funções, inclusive impetrar representação ao Ministério Público e à Organização Mundial das Aduanas (OMA). 
 
Créditos foto:

Mãos levantadas foto criado por rawpixel.com - br.freepik.com

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.