Notícias

Imagem

Dormir mal prejudica desempenho cognitivo e saúde mental, mostra estudo

Pesquisa feita com 500 mil adultos no Reino Unido indica sete horas de sono como medida ideal para pessoas de meia-idade
 
Dormir sete horas por noite é a quantidade ideal para as pessoas de meia-idade. Essa é a constatação de uma pesquisa realizada no Reino Unido e que avaliou quase 500.000 adultos com idades entre 38 e 73 anos.
 
Segundo o estudo, dormir demais ou de menos está associado a uma piora no desempenho cognitivo e na saúde mental, incluindo aumento do risco para ansiedade e depressão. Está muito claro que os processos que ocorrem em nosso cérebro durante o sono são muito importantes para manter nossa saúde física e mental”, disse a professora Barbara Sahakian, do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge. “Para cada hora que você se afasta de sete horas, você piora", acrescenta. 
 
A especialista acrescentou que ter uma boa noite de sono é indispensável em todas as fases da vida, mas ganha ainda mais relevância à medida que as pessoas envelhecem: “Acho que é tão importante quanto fazer exercícios”, segundo o jornal britânico The Guardian.
 
Efeitos das 7 horas de sono 
Para realizar o estudo, os pesquisadores utilizaram informações do Biobank, o banco de dados biomédico de grande escala do Reino Unido, e incluíram imagens do cérebro e dados genéticos de cerca de 40.000 participantes.
 
Os cientistas descobriram que a área do cérebro mais afetada pelo sono era a região que continha o hipocampo, o centro de memória - com muito ou pouco sono ligado a um volume cerebral menor.
 
Uma possível razão para a ligação entre sono insuficiente e declínio cognitivo pode ser a interrupção do sono de ondas lentas ou profundo, que se mostrou importante para a consolidação da memória. A falta de sono profundo também pode impedir o cérebro de limpar as toxinas de forma eficaz.
 
Outra constatação da análise foi a de que as pessoas que dormiam sete horas por noite tiveram melhor desempenho, em média, em testes cognitivos para velocidade de processamento, atenção visual, memória e habilidades de resolução de problemas.
 
Como aponta a reportagem do The Guardian, os cientistas foram menos claros sobre porque oito ou mais horas na cama pode causar problemas. Uma explicação é que as pessoas que têm sono de má qualidade, perturbado, tendem a passar mais tempo dormindo – ou tentando dormir – já que se sentem cansadas.

Fonte: Época Negócios

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.