Notícias

Imagem

Dia do Trabalhador: do teletrabalho contemporâneo às raízes históricas da luta por direitos

Neste 1º de Maio, nós, Auditores-Fiscais, já ultrapassamos quatro meses de luta intensa por nossas justas e legítimas reivindicações. Além de contestarmos a violação de uma determinação legal para a implementação do bônus de eficiência e produtividade, pleiteamos a valorização do cargo de Auditor-Fiscal e combatemos o desmanche da Receita Federal, causado pela subtração de seu orçamento e pela recusa de se promover concursos públicos.
 
A potência e a sustentação de nosso movimento está na sabedoria de reunirmos interesses corporativos e públicos em uma mesma pauta, que ganha cada vez mais relevância. Durante esse período temos dialogado com diversos setores da sociedade que, com a mobilização, passaram a perceber a importância do trabalho dos Auditores-Fiscais para o país.
 
Nessas condições, não nos surpreende que as pressões sobre os Auditores-Fiscais mobilizados aumentem. Assistimos, por exemplo, a administração da Receita Federal utilizar-se das condições de vida dos teletrabalhadores como instrumento para impedi-los de mobilizar-se.
 
Sabemos que, no caso do teletrabalhador, não há vínculo real entre seu trabalho e um certo locus físico. Ainda assim, a administração da Receita Federal ameaça movimentá-lo do local de sua vida social e do convívio com sua família e suas relações pessoais para instalá-lo em outro lugar onde, apesar de constar em sistemas informatizados como local de sua lotação, muitas vezes não é onde está seu chefe, o computador com as informações necessárias para sua atividade ou o processo em que esse profissional atua.
 
Na ampla maioria dos casos, a presença física do Auditor-Fiscal na unidade circunscricionante do contribuinte não resulta em qualquer benefício para o órgão ou para a sociedade. Esse é um retrato comum da realidade do teletrabalhador na contemporaneidade nos mais diversos setores econômicos, que se beneficiam de possíveis eficiências geradas. Fica claro, portanto, que a ameaça de movimentação não é motivada pelo interesse na qualidade da atividade da Receita Federal. Mas, pelo contrário, o propósito real é pressionar os Auditores-Fiscais que estão mobilizados para reverter uma situação inaceitável tanto para esses profissionais quanto para o país.
 
Dessa forma, é fácil notar que a ameaça que paira sobre os teletrabalhadores é um mero instrumento de subversão de direitos trabalhistas conquistados já há mais de um século, tais como o direito de se mobilizar, a limitação da jornada de trabalho, o pagamento de horas extras para quem ultrapassa essa jornada, entre outros. Foi, aliás, a luta pela limitação da jornada de trabalho que originou a data que celebramos hoje, lembrando o dia em que trabalhadores de Chicago se mobilizaram, em 1886, contra jornadas desumanas. Os trabalhadores americanos conseguiram, naquela ocasião, reduzir a jornada de trabalho de 13 para 8 horas.
 
Hoje, da mesma forma, nós, Auditores-Fiscais, nos mobilizamos com força, inteligência e muita combatividade e não nos deixaremos intimidar. Precisamos nos manter firmes para, ao cabo de nossa luta, vermos reconhecidas as reivindicações por relações de trabalho e de remuneração justas, contra o gerencialismo e para que as nossas condições de vida e de nossas famílias não sejam colocadas em xeque nessa nova realidade em que estamos inseridos.

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.