Notícias

Imagem

Entidades do Fisco discutem proposta de Reforma Tributária a ser apresentada aos presidenciáveis

Entidades representativas do Fisco estão discutindo a elaboração conjunta de proposta de Reforma Tributária a ser apresentada aos principais candidatos à Presidência da República. Na manhã desta segunda-feira (11), o Sindifisco Nacional participou de uma reunião telepresencial com representantes da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal do Brasil (Anfip) e da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) para debater o tema.
 
Pelo Sindifisco Nacional, participaram o presidente da entidade, Isac Falcão; o diretor de Assuntos Parlamentares, Floriano Martins; o diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, Dão Pereira dos Santos; o diretor-adjunto de Estudos Técnicos, Marcelo Lettieri; a diretora de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social, de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, Maria de Lourdes Carvalho; e a diretora-suplente Dejanira Braga.  
 
A iniciativa das entidades deverá tomar como ponto de partida os estudos históricos empreendidos por seus filiados, consolidados e ampliados em projetos como “Reforma Tributária Solidária” e “Tributar os Super-Ricos”. O próximo passo será a construção de diretrizes gerais para mudanças na legislação tributária defendidas pelas entidades, dando origem a um conjunto de propostas, que devem ser diretas e objetivas.
 
“Os dois projetos citados já elencam propostas, mas podem ser agregadas outras, de acordo com o entendimento das entidades. Por exemplo: em relação ao tamanho da carga tributária, em relação ao papel orientador que a tributação deve desempenhar no desenvolvimento econômico, nas relações de trabalho, na saúde e na segurança do trabalhador, na cobertura previdenciária, na sociedade, no consumo e na sustentabilidade ambiental”, explica Marcelo Lettieri.
 
Para o Sindifisco Nacional, é fundamental assegurar o princípio constitucional do respeito à capacidade contributiva: quem tem maior capacidade deve contribuir com mais recursos para o financiamento do Estado. Nesse âmbito, estão inseridas as correções das distorções históricas do Imposto de Renda, a implementação do Imposto sobre Grandes Fortunas, a progressividade no Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doações e no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana, dentre outros.
 
Além de debater esse conjunto de propostas com os presidenciáveis, seus assessores econômicos e lideranças dos respectivos partidos, as entidades têm como objetivo ampliar a discussão sobre uma proposta de Reforma Tributária justa e que promova o desenvolvimento econômico e social, divulgando os resultados dos estudos para academia, sociedade civil, movimentos sindicais, partidos e imprensa.

Fonte: Sindifisco Nacional

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.