Notícias

Imagem

Na Secretaria de Governo, servidores cobram diálogo e fortalecimento do serviço público

Representantes do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil) foram recebidos, na tarde desta quinta-feira (10), pela ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.
 
Em pauta, o fortalecimento das entidades de classe do funcionalismo e a campanha salarial dos servidores públicos federais.
 
Na ocasião, Rudinei Marques, presidente do Fonacate e da Fenaud, falou da importância de superação das restrições trazidas pelo Ofício 605/2016, para manter o servidor liberado para mandato classista na folha de pagamento da União; e da Instrução Normativa (IN) 2/2018, para que a ministra considerasse a revogação do trecho que trata da participação dos servidores em eventos sindicais.
 
“A falta de reconhecimento dessa atuação e da representação do servidor, por parte do poder público, amputa a democracia”, declarou o deputado federal Professor Israel Batista (Solidariedade/DF), que também preside a Frente Servir.
 
Israel pontuou ainda a preocupação com a ausência de uma política salarial para as carreiras do Poder Executivo Federal e solicitou que Flávia Arruda seja “a ponte entre o funcionalismo e a cúpula do governo”.
 
Os sindicalistas reiteraram o pedido à ministra para intermediar uma reunião entre os servidores, Casa Civil e a equipe econômica para debater a política salarial do funcionalismo.
 
“Meu papel é de ser uma interlocutora política, independentemente das diferenças de pensamentos em algumas pautas. Então, é um prazer recebê-los e poder dialogar com cada um. Podem contar comigo para construir essa ponte”, ressaltou Flávia Arruda.
 
Para Rudinei Marques, “o Fonacate sai satisfeito com a abertura de um canal de diálogo com o Palácio do Planalto e com a disponibilidade da ministra para que as conversas se intensifiquem e sejam resolutivas”.
 
Já Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, destacou que “o espaço de diálogo entre servidores e governo aberto pela reunião de hoje com a ministra deve ser louvado. E a alta inflação junto com a proximidade do período eleitoral tornam urgente a questão salarial, muito mal conduzida até agora. Passou da hora dos servidores conversarem com Casa Civil e equipe econômica sobre o tema, está nas mãos da ministra estabelecer a ponte”.
 
Participaram do encontro as afiliadas ao Fórum: Anfip, Anafe, Anesp, Anffa Sindical, Fenaud, SindPFA, Sinal, Sinait, Sindilegis, SindCVM, Sindifisco Nacional e Unacon Sindical.
 
 

 

Fonte: Fonacate

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.