Notícias

Imagem

Auditoras em foco: DS Curitiba homenageia mulheres

No Dia Internacional da Mulher, entrevistamos duas Auditoras-Fiscais da RFB para falar sobre os desafios da vida e da profissão

Quando uma mulher chega ao mundo, está destinada a passar por vários desafios na sua vida e carreira. Passar em um concurso federal da dimensão da Receita Federal do Brasil é um dos maiores enfrentados por Dione Jesabel Wasilewski e Betina Krieger, nesta matéria representando todas as Auditoras-Fiscais da Delegacia Sindical em Curitiba (DS Curitiba). 
 
Entrevista Dione Jesabel Wasilewski
Dione Jesabel Wasilewski é formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Direito Tributário e Processual Tributário pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacelar, mestrado em Direito do Estado pela UFPR e, atualmente, está iniciando o doutorado em Direito do Estado pela UFPR.
 
Já são 24 anos de Receita Federal, dos quais 22 anos como Auditora-Fiscal. “A RFB constitui uma instituição em que as mulheres podem demonstrar toda a sua potencialidade e disputar espaço com igualdade de condições. Por outro lado, o olhar feminino, com todas as suas peculiaridades, contribui para que o ambiente se torne mais plural e mais permeável à diversidade”, pontua a entrevistada.
 
Em 1995, Dione passou em um processo seletivo da Price Waterhouse e começou a aprender o direito tributário na prática. Por gostar do trabalho que estava desenvolvendo na iniciativa privada e sem esperar o longo período que demandaria a ascensão na carreira, optou pelo concurso público. Dada a sua experiência profissional, a Receita Federal do Brasil era a opção mais lógica. 
 
Por isso, fez inicialmente o concurso para técnico do tesouro nacional, em 1997, quando ainda estava concluindo a graduação, e de Auditor-Fiscal no ano seguinte, em 1998. “Certamente, foi uma grande emoção e um alívio passar em um concurso dessa dimensão. Mas também foi um grande desafio, já que integraria uma carreira muito conceituada pelo seu profissionalismo e capacidade técnica”, analisa Dione.
 
Entrevista Betina Krieger
Diretora de Comunicações da Delegacia Sindical em Curitiba (DS Curitiba), Betina Krieger é tecnóloga em processamento de dados pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou por 11 anos como Auditora-Fiscal e foi aposentada por invalidez, depois de descobrir que estava com esclerose múltipla e que a situação começava a se agravar.
 
Hoje Auditora-Fiscal aposentada, decidiu na época prestar concurso após o seu filho menor fazer três anos. “Achei que ele já estava grande e que eu poderia me preocupar comigo para que pudéssemos melhorar de vida. Viver mais tranquilos. O principal desafio, certamente, foi passar no concurso e depois ficar longe dos meninos para trabalhar”, analisa Betina.
 
Para passar no concurso, Betina saia de casa e ia estudar no 'farol do saber' para poder se concentrar. Quando chegou perto da data do concurso, tirou suas férias e as sacrificou estudando. A disciplina era bem rígida e ela planejou quantos dias se dedicaria a cada matéria. Depois, seguiu rigidamente o planejamento e passou no concurso. 
 
“No dia do concurso fiquei doente, com traqueobronquite. Não consegui dormir do sábado para o domingo, pois somente respirava sentada. Fui fazer a prova cansada, o que me atrapalhou em matemática financeira e estatística. Sobrou meia hora para a prova de inglês, informática e 10 questões de português para as quais não deu tempo e preenchi com a letra 'A'. Não acertei nenhuma dessas”, relembra.
 
“Temos a mesma importância dos nossos pares homens. Mantemos o Estado brasileiro, pois sabemos que se não houver fiscalização é muito mais cômodo para as empresas e pessoas físicas sonegarem as suas obrigações. Na minha visão, a importância do Auditor-Fiscal está justamente em oferecer a possibilidade dessas pessoas serem fiscalizadas e terem que arcar com um valor muito difícil de ser pago. Assim, criamos uma cultura de que cumprir com suas obrigações tributárias é muito melhor”, pontua.
 
Auditora-Fiscal, a Delegacia Sindical em Curitiba deixa essa singela homenagem pelas suas conquistas, pela luta diária, por sua força e por ser você. Feliz dia da mulher! 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.