Notícias

Imagem

O mundo está entrando na quarta onda da Covid-19, diz diretora da OMS

 mundo está entrando em uma quarta onda da pandemia do coronavírus, segundo avaliação de uma representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), trará discussões sobre esse e outros temas até o fim desta semana.
 
“Estamos vendo a ressurgência da Covid-19 na Europa. Nas últimas horas, tivemos mais de 440 mil novos casos confirmados, sem contar que há subnotificação em vários continentes”, declarou Mariângela Simão, diretora-geral adjunta de acesso a medicamentos e produtos farmacêuticos da OMS.
 
A diretora ainda considera preocupante o fato de que cada região está lidando com a pandemia de um jeito. Além disso, em muitos lugares a vacinação e a queda nos casos de internação fazem a população relaxar, mas o vírus continua evoluindo e sendo transmitido. E os novos picos na Europa estão relacionados à abertura e à flexibilização das medidas de distanciamento.
 
“Além disso, há desinformação e mensagens contraditórias, que são responsáveis por matar pessoas”, pontuou a diretora-geral adjunta da OMS.
 
Desigualdade
Um problema grave, acrescentou a especialista, é a má distribuição das vacinas no mundo. “Foram aplicadas mais de 7,5 bilhões de doses. Em países de baixa renda, há menos de 5% das pessoas com pelo menos uma injeção. Entre os fatores que levaram a esses números estão os acordos bilaterais das farmacêuticas com países de alta renda, enquanto deveriam estar privilegiando vacinas para países mais pobres”, analisou.
 
Outro obstáculo é a concentração de novas tecnologias de imunizantes em poucos países, como as produzidas a partir do RNA mensageiro.
 
Mariângela considera que o futuro da pandemia depende de uma série de questões. A vacinação aliada aos medicamentos pode ajudar a brecar a transmissão, mas ainda é preciso observar o comportamento das variantes de preocupação. Governos e a população também precisam trabalhar juntos para impedir novos surtos, reforça a diretora.
 
Américas e Brasil
Mariângela afirmou que as Américas vêm tendo um comportamento de transmissão comunitária continuada, com ondas repetidas. O Brasil tem a vantagem de ter uma vacinação bem encaminhada, mas os números da Europa devem servir de alerta por aqui.
 
“Fico preocupada quando vejo o Brasil discutindo o Carnaval. É uma condição extremamente propícia para o aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar as ações para 2022”, alertou Mariângela.

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.