Notícias

Imagem

Coração: passou da hora de cuidar na prática

As doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de morte em todo o mundo. No Brasil, isso não é diferente. Estima-se que problemas dessa ordem afetem cerca de 14 milhões de pessoas. Até o final de setembro, mais de 300 mil brasileiros perderam a vida em 2021 por essas enfermidades, segundo o Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Números que, infelizmente, seguem uma tendência global, prejudicada pelas mudanças nos hábitos e, mais recentemente, pela própria pandemia.
 
É interessante observar que, apesar desses dados, nós já conhecemos muito bem as causas e os fatores relacionados às doenças do coração, bem como o que é preciso fazer para evitá-los.
 
Exames e procedimentos de alta complexidade nos deram a capacidade de antecipar problemas, bem como salvar vidas nos momentos mais difíceis. Em paralelo aos avanços nas terapias e nos medicamentos, as orientações de estilo de vida aos pacientes também estão cada vez mais popularizadas.
 
Então, por que ainda temos tantas mortes por essas doenças? Muito embora o conhecimento nessa área tenha evoluído bastante, ainda há um longo caminho no plano individual: é preciso que cada um adote hábitos que assegurem a saúde do coração. E sabemos que a rotina estressante e sedentária, combinada à falta de cuidado com a alimentação e ao ganho de peso, cobra seu preço na forma de hipertensão, colesterol alto, diabetes…
 
Mas, claro, o desafio é muito maior do que a responsabilidade de cada um. Toda a sociedade tem que estar atenta à promoção de estilos de vida saudáveis e deve se esforçar para criar condições para que a população consiga viver de forma mais ativa e com mais qualidade.
 
Precisamos qualificar o acesso à informação e à atenção básica, permitindo diagnósticos precoces e a redução no agravamento de situações capazes de culminar em um infarto.
 
Somar responsabilidade individual a soluções coletivas é uma estratégia útil tanto no âmbito privado como na saúde pública. Isso envolve alimentação balanceada, com itens saudáveis como verduras, frutas, legumes e grãos disponíveis com custo reduzido, por exemplo. E passa por melhorar a infraestrutura e as oportunidades para que as pessoas possam incluir a atividade física no lazer e no deslocamento ao trabalho.
 
É com essas premissas que temos desenvolvido no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, uma série de núcleos dedicados à prevenção da doença cardiovascular, como ambulatórios e centros de check-up e medicina preventiva e áreas especializadas para o tratamento de doença coronariana, arritmias e cardiopatias congênitas.
 
Desde o ano passado, com a emergência da Covid-19, nunca falamos tanto em autocuidado: máscaras, álcool em gel, vacina e distanciamento agora são hábitos que cultivamos. Que tal seguirmos o mesmo roteiro e preservar nosso bem maior? É hora de colocar em prática o conhecimento que chega até nós e nos engajarmos numa vida com mais equilíbrio e menos estresse. Nosso coração agradece!

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.