Notícias

Imagem

A dor crônica também é um convite à mudança

Especialista reflete sobre a necessidade de tomar a dianteira sobre a própria dor e planejar mudanças de ordem física e emocional na rotina para controlá-la 
 
Quando você veste um calçado que incomoda e dói, o que faz? Quando só percebe que dói algumas horas depois de usá-lo, qual sua atitude? Provavelmente tira ou troca, se possível. Caso a situação não permita, vai se adaptando: fica sentado, modifica o modo de pisar, coloca um curativo, ou seja, você faz alguma mudança para obter alívio. Isso quer dizer que a dor é um alerta, um sinal de que algo não está legal.
 
Vamos a outro cenário: em casa, você joga o corpinho no sofá e assiste ao seu programa favorito na TV. Logo bate aquela fome, você levanta e o pescoço dói. Alonga, coloca a mão ali e pensa: “Nossa, deitei de mau jeito!” e, da próxima vez, faz exatamente a mesma coisa. Por que você não ouviu o alerta do corpo? Se identificou?
 
Sim, deveríamos agradecer a esses sinais que nos pedem para tomar uma atitude. Inclusive porque, às vezes, se não fizermos nada, a dor aguda pode se perpetuar e mudar de nome, virando dor crônica. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed), a dor crônica é uma sensação desagradável física e emocionalmente, com uma lesão real ou potencial.
 
Agora eu pergunto: quando você sofre com uma sensação desagradável recorrente, quais são as mudanças que faz para mudar as coisas? Vamos refletir juntos. E pegue um caderno, ou o celular, e anote as respostas que vierem à mente.
 
Como você lida com o que te incomoda? Demora a perceber que está sofrendo, ou é rapidinho? O que te motiva a mudar? Quais são as suas estratégias, seus recursos e suas habilidades para tomar as rédeas da situação? Quais são suas características mais fortes que podem ajudar nesse momento de dor? Anotou?
 
A dor é de quem sente e o alívio também é! O que significa isso? Significa que temos responsabilidade física e emocional sobre nossa sensação de dor. Mas, veja bem, não é culpa, não somos culpados pela nossa dor. É, na verdade, responsabilidade: cabe a nós encontrar alívio, num percurso que pode (e deve) contar com apoio profissional.
 
Como assumir o protagonismo da sua melhora?
 
1. Entendendo sobre o assunto, buscando informação de confiança sobre a dor e as possibilidades de tratamento.
2. Mensurando sua dor. Onde ela aparece? Quando? O que a piora? O que melhora? Chamamos isso de “descritores da dor”.
3. Cuidando dos seus pensamentos e das suas atitudes. O que você pensa influencia diretamente na percepção da dor. Reflita: você tem mais pensamentos pessimistas e vive reclamando ou esperando que os outros façam algo por você? Ou tem uma visão mais realista e parte para a ação? Você aposta em uma única solução para o problema? Tem pedido ajuda?
4. Percebendo que a dor é física mas também emocional, então é indispensável zelar pela saúde mental.
5. Traçando metas realistas. Duas delas que interferem no controle da dor: regular o sono, com horários definidos para deitar e levantar, e caminhar pelo menos 10 minutos três vezes por semana, aumentando gradativamente.
6. Buscando a ajuda de profissionais especialistas em dor. O acolhimento e o conhecimento técnico fazem a diferença.
7. Sendo paciente com você: se a sensação de dor oscila, você também irá oscilar. E está tudo bem. Sabendo disso, você se responsabiliza mais pelas mudanças diárias.
8. Fazendo o seu melhor, lembrando que um dia ou outro você pode oscilar, e não tem problema.
Para adquirir novos hábitos, é preciso, em primeiro lugar, querer mudar. Genuinamente estar aberto. Ter paciência consigo, flexibilidade, calma e perseverança. Pense com carinho a respeito: reflita sobre o que é mutável e o que é fixo. Sobre rigidez e fluidez. Tente modificar o que te atrapalha e valorize o que já te ajuda. Seja mais criativo e menos dolorido.
 
No seu ritmo, no seu tempo, do jeito que for melhor para você, as mudanças vão tomando corpo e conta do sofrimento… E a dor, por fim, irá silenciar e você tomará as rédeas do seu alívio.
 
 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.