Notícias

Imagem

Sem votos, governo pode abrir o cofre para aprovar a ‘reforma’ administrativa

Projeto passou em comissão especial da Câmara, mas não tem previsão de ir a votação no plenário

São Paulo – Depois de uma suada vitória na comissão especial, há quase 20 dias, o governo enfrenta dificuldade para fazer a “reforma” administrativa passar no plenário da Câmara. Por isso, a mesa vem adiando a inclusão na pauta da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32. Uma das alternativas seria liberar verbas para deputados, comenta o assessor parlamentar Vladimir Nepomuceno, em artigo no Correio Braziliense.
 
Segundo ele, “a equipe do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), já teria comunicado a área econômica do governo da necessidade de negociar a liberação de emendas parlamentares não impositivas, que não têm sua execução obrigatória no Orçamento da União, para tentar atingir os votos necessários a aprovação da proposta”. Esses valores, acrescenta, estariam em torno de R$ 20 milhões por deputado. Mesmo assim, a avaliação corrente é de risco real de rejeição da PEC.
 
Tramitação parada
Entidades de servidores estão em campanha permanente para pressionar os parlamentares contra o projeto do governo. Na enquete promovida no portal da Câmara, 91% dos que responderam (quase 210 mil) disseram “discordar totalmente” da proposta, que chegou à Casa há pouco mais de um ano. Desde a aprovação em comissão especial, não houve mais movimentação.
 
Alguns citam a “reforma” trabalhista de 2017 como exemplo de que o atual projeto não trará a anunciada “modernização”. Aquela lei foi aprovada sob promessa da criação de milhões de postos de trabalho, e desde então o desemprego e a informalidade aumentaram. “E tem gente caindo no conto da PEC 32”, ironizou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em rede social. Na última quinta-feira (7), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com representantes dos servidores, em Brasília, e reafirmou posição contra a proposta em andamento.
 

 

Fonte: Rede Brasil Atual

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.