Notícias

Imagem

Saiba o que são micronutrientes e como encontrá-los

A literatura científica tem abordado com mais ênfase nos últimos anos os chamados micronutrientes (vitaminas e minerais), que são caracterizados por uma série de benefícios para o organismo, que partem tanto para saúde física como mental. Essa abordagem se popularizou e também os micronutrientes assumem destaque na mídia massiva. Vamos conhecer mais sobre os micronutrientes.
 
Os micronutrientes são fundamentais para a boa manutenção do organismo, realizando funções químicas e evitando infecções diversas. Esses nutrientes são administrados em doses mais baixas, em miligramas e microgramas; em doses mais elevadas podem levar a intoxicação.  Já com os macroingredientes (carboidratos, proteína, lipídios, água), o corpo precisará de quantidades maiores.  Por isso é muito importante você procurar um médico para fazer exames clínicos e tomar a quantidade correta.
 
No geral, o brasileiro tem déficit no corpo quando o assunto é micronutriente. Existe uma grande variedade de vitaminas, como A, C, D, E, K e vitaminas do complexo B, e minerais como cálcio, magnésio, selênio, fósforo, potássio, ferro e zinco, que atuam como micronutrientes. Essa carência nutricional deve ser tratada por médico e nutricionista.
 
As vitaminas são substâncias orgânicas mais complexas, exercendo papel fundamental em vários processos metabólicos. São consideradas como nutrientes essenciais, totalizando 13, e são divididas em hidrossolúvel e lipossolúvel. As vitaminas são classificadas em: lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (tiamina, riboflavina, niacina, B6, folato, B12, C, ácido pantotênico, biotina). As vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água. Já as vitaminas lipossolúveis são aquelas solúveis em óleos e gorduras.
 
Os minerais são considerados essenciais por fazerem parte da composição orgânica estrutural fundamental para as funções fisiológicas. Eles são divididos em macrominerais - cálcio, fósforo, magnésio, enxofre, sódio, potássio e cloro; e microminerais essenciais: ferro, zinco, cobre, selênio, cromo, iodo e molibdênio; provavelmente essenciais: manganês, silício, níquel, boro e vanádio.
 
A princípio esses nutrientes devem ser consumidos na alimentação, tornando o prato cada vez mais colorido para tirar melhor proveito de vitaminas e minerais. O prato colorido é rico em verduras e legumes, além de fazer parte do cardápio: grãos, sementes, frutas, leite materno e proteína animal. Ou seja, comida de verdade.  Em caso de déficit anormal, o uso de suplementação poderá ser recomendado.
 
Seja a sua melhor versão.

Fonte: Folha de Pernambuco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.