Notícias

Imagem

O que acontece com o cérebro quando você se exercita?

Nestes tempos de pandemia, muitas pessoas se perguntam o que fazer para se sentir bem. A resposta pode estar no exercício físico

Você conhece o ditado: “corpo são, mente sã”. Mas você já parou para pensar o que ele quer dizer? Resumidamente, o que a sabedoria popular afirma é o que os médicos e pesquisadores já suspeitam há muito tempo, e tem sido comprovado por meio de diversos estudos. Quando você realiza exercícios físicos, os benefícios também podem ser sentidos pelo seu cérebro.

O exercício regular está associado ao atraso no início dos sintomas de demência, incluindo a Doença de Alzheimer, comprovando a sua importância na população de idade mais avançada.

Entre os mais jovens, a capacidade física está positivamente relacionada com o desempenho escolar, sendo que níveis mais altos de atividade física estão associados a melhor performance cognitiva. O exercício físico também contribui para a melhoria da memória em indivíduos saudáveis.

É possível ficar “viciado” em exercícios?

Durante a realização de uma atividade física, o corpo aumenta a liberação de hormônios como a endorfina e a serotonina, associados à sensação de prazer e bem-estar. Por este motivo, é comum encontrarmos pessoas que são, literalmente, “viciadas” em fazer exercício. Você provavelmente conhece alguém assim, não é?

A médica endocrinologista Fernanda Justus Malucelli explica que isto ocorre porque, normalmente, com a prática regular de atividade física e consequente sensação de prazer, buscamos repetir esta sensação. Mas, cuidado. Como diz outro ditado: “não ponha a carroça na frente dos bois”.

– Algumas pessoas desenvolvem um vício, o que pode tornar-se prejudicial, inclusive como causa de lesões – explica a médica.

Qualquer atividade física pode estimular esta sensação de bem-estar. Porém, estudos da Universidade de Lisboa e da Universidade da Califórnia mostram que o exercício aeróbico, mais especificamente, apresenta resultados muito eficientes, podendo melhorar substancialmente o humor em doentes com episódios depressivos, por exemplo.

O que importa é se sentir bem

Como você pode ver, além de promover o fortalecimento muscular, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, prevenir os males associados ao sedentarismo, entre tantas outras vantagens, a prática regular de exercícios físicos também é uma grande aliada do seu cérebro, ajudando a aumentar a capacidade de aprendizado, melhorar a memória e retardar o aparecimento de doenças degenerativas, como é o caso do Mal de Alzheimer.

E o melhor: todos estes benefícios dependem apenas de você. Uma mudança de hábito faz toda a diferença para a sua saúde, ajudando-o a viver com mais qualidade de vida e melhorando a sensação de bem-estar, algo tão importante atualmente. Então, bora se exercitar e ser mais feliz!

Imagem: katemangostar

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.