Notícias

Imagem

Alongamento: uma mudança de hábito que faz toda a diferença

Dedicando cerca de 10 a 15 minutos diários a esta atividade, é possível colher diversos benefícios para o corpo e melhorar sua qualidade de vida
 
O alongamento é uma prática fundamental para o funcionamento do corpo. Afinal, ele foi feito para ser movimentado, e o alongamento traz equilíbrio ao melhorar a elasticidade dos músculos e a flexibilidade articular.
 
Quem pratica algum esporte ou exercício físico sabe que este tipo de prática é essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos. Mas não é só quem é atleta que precisa se alongar. Todas as pessoas, de todas as idades, podem incorporar o alongamento às suas rotinas.
 
Quer ver como este é um hábito que pode ser incluído facilmente no seu dia a dia? Com cerca de 10 a 15 minutos diários de alongamentos, focados nos grandes grupos musculares, é possível obter uma melhora significativa na sua qualidade de vida.
 
Segundo a educadora física Tamara Adorno de Azevedo, alongar só traz benefícios. Entre eles, estão a melhora da postura e da flexibilidade, ativação da circulação, alívio de dores e tensões, ganho de amplitude de movimento, preparo do corpo e melhora do desempenho em atividades físicas.
 
– O ideal é alongar todos os dias, encaixando a prática no melhor horário dentro da sua rotina. Ele pode ser feito, inclusive, em pequenos intervalos no trabalho ou nos estudos.
 
Tamara afirma que, com a pandemia, por exemplo, a procura pela ginástica laboral realizada de forma remota aumentou bastante. Ela atribui esta situação ao fato de as pessoas estarem trabalhando mais na modalidade de home office, porém sem os devidos ajustes ergonômicos em casa, como uma mesa ou cadeira adequadas. Consequentemente, elas estão sentindo dores e então resolveram se mexer.

Mas você não precisa esperar, evidentemente, sentir dores para mudar este hábito e incluir os alongamentos em sua rotina. É só procurar um profissional para ter uma boa orientação e começar a colher os benefícios.
 
E é sempre bom lembrar: se você tem alguma lesão grave, como uma hérnia de disco ou algo que limite os movimentos da articulação envolvida, é preciso buscar o acompanhamento de um fisioterapeuta, médico ou educador físico. Caso contrário, todo mundo pode e deve fazer alongamento.
 

Fonte: Globo Esporte

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.