Notícias

Imagem

Reforma tributária deve ser fatiada em pelo menos seis propostas

A CNN apurou que o desenho final do fatiamento será discutido durante o final de semana
 
O desenho traçado pela cúpula do Congresso para fazer a reforma tributária avançar ainda neste ano prevê o fatiamento da proposta em pelo menos seis partes. 
 
Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vão detalhar o plano de trabalho na próxima segunda-feira (17), mas a CNN apurou que um aspecto já está definido: o parecer final apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB), relator da reforma na comissão mista, será dividido, em grande parte, em projetos de lei, cuja tramitação no Legislativo é mais simples.
 
Em conversas recentes, Lira e Pacheco definiram que serão ao menos cinco propostas diferentes. São elas: 1) a que unifica PIS e Cofins, criando a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços); 2) a mudança no sistema de cobrança no imposto de renda; 3) a criação de um IPI (Imposto sobre produtos industrializados) seletivo, aumentando a cobrança sobre produtos como tabaco e álcool; 4) a renegociação de dívidas por meio de um passaporte tributário; e 5) a criação de um imposto sobre transações digitais. 
 
Uma sexta proposta também está no horizonte: a reformulação dos ICMS (estadual) e ISS (municipal) para tentar reduzir a guerra fiscal entre entes da federação. Essa discussão, no entanto, precisa por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), uma vez que esses impostos estão previstos na Constituição brasileira. 
 
A CNN apurou que o desenho final do fatiamento será discutido durante o final de semana. A avaliação da cúpula do Congresso é a de que, com a divisão da reforma e com relatores diferentes para cada tópico, há mais chances de aprovar as mudanças na tributação brasileira. 
 
Para líderes partidários, o projeto de lei que unifica o PIS/Pasep e a Cofins, por exemplo, já tem apoio suficiente para ser aprovado. A iniciativa foi sugerida no ano passado pelo Ministério da Economia.
 
Já a criação de um novo imposto digital é o que enfrenta maior dificuldade. A medida, que já foi comparada à uma nova versão da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), deve ser a última iniciativa a ser pautada.
 

Fonte: CNN Brasil

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.