Notícias

Imagem

Os exercícios que ajudam a viver melhor depois dos 30 anos

Fazer atividades aeróbicas que aumentam a resistência do coração e dos pulmões é importante, mas não se esqueça de outros tipos de exercícios menos intenso que são fundamentais para a sua saúde.
 
Os exercícios ajudam a manter a forma e a evitar doenças cardiovasculares, mas há um tipo de atividades-chave que nos ajudam a envelhecer melhor que parecem ter sido esquecidas. São os exercícios para fortalecer os músculos e ossos e atividades que melhoram nosso equilíbrio.
 
Há muitos benefícios para a manutenção e melhoria da saúde que esse tipo de exercício produzem em todos os adultos, não apenas nos idosos, e recomenda-se incorporá-los à rotina pelo menos duas vezes por semana.
 
"Além de exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, todos os adultos devem tentar fazer atividades de equilíbrio e fortalecimento duas vezes por semana", diz Alison Tedstone, diretor do Departamento de Dieta, Obesidade e Atividade Física da Agência de Saúde Pública da Inglaterra.
 
"Em média, todos vivemos mais tempo, e esta combinação de atividades físicas nos ajudará a estar bem na juventude e a permanecer independentes à medida que envelhecemos."
 
Músculos, ossos e equilíbrio
 
Muitas pessoas não têm clareza sobre a importância de cuidar da força do corpo, em particular dos músculos e ossos, para uma saúde geral. De acordo com especialistas, a massa óssea e a massa muscular tendem a atingir o pico antes de chegarmos aos 30 anos.
 
A partir dessa idade começa um declínio natural. Entre as idades de 18 e 30 anos, esse tipo de exercício aumenta a força muscular e óssea. Entre 30 e 60 anos, eles mantêm a força e reduzem o declínio natural. A partir dos 65 anos, eles preservam nossa força e independência.
 
Além disso, os exercícios de força e equilíbrio também podem melhorar os resultados futuros após momentos importantes em nossas vidas, como gravidez, menopausa, diagnóstico de doenças, aposentadoria ou período pós-operatório.
 
Por outro lado, essas atividades ajudam a melhorar o humor, os padrões de sono, aumentam os níveis de energia e reduzem o risco de morte prematura.
 
Em que consistem esses exercícios?
 
São recomendados:
 
  • exercícios de resistência, como levantamento de peso ou usando o próprio peso corporal;
  • jogos com raquetes, como tênis, pingue-pongue ou badminton;
  • dança;
  • jogos com bola;
  • fazer trilhas.
 
Os exercícios específicos e sua intensidade devem ser adaptados à saúde e à condição física de cada indivíduo.
 
Além disso, os especialistas afirmam que atividades como ioga ou tai chi são boas para os ossos, músculos e equilíbrio. Isso pode prevenir quedas, que causam 95% das fraturas de quadril, de acordo com dados do governo britânico.
 
Por outro lado, a fraqueza muscular aumenta o risco de quedas em 76%, e aqueles que já caíram uma vez têm três vezes mais chances de cair novamente.
 

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.