Notícias

Imagem

Morre Olavo Porfírio Cordeiro, exemplo de luta na Receita Federal

Causa da morte foi em decorrência do novo coronavírus, ao qual Olavo enfrentava desde janeiro deste ano
 
É com imensa tristeza o recebimento da notícia de que Olavo Porfírio Cordeiro, diretor de Relações Internacionais e Assuntos Parlamentares da DS Rio de Janeiro, faleceu nesta quarta-feira, 10 de março, vítima do coronavírus. Olavo estava internado desde janeiro deste ano e lutava contra as complicações da doença. Infelizmente, a imprevisibilidade do vírus nos tirou um dos grandes “gênios da raça” do movimento sindical na Receita Federal do Brasil (RFB).
 
Olavo era um homem íntegro, progressista e com um bom humor cativante, mesmo em momentos em que rir era quase impossível. Até nos momentos mais críticos, seu respeito e equilíbrio eram a tônica para defesa de suas ideias, não só no âmbito da RFB, mas também em todos os ambientes em que ele estivesse.
 
Auditor Fiscal e diretor da Defesa de Justiça Fiscal e da Seguridade Social da DS Curitiba, Luiz Tadeu Matosinho relembra a trajetória de Olavo. "Generoso com os amigos, bem-humorado e o maior articulador que conheci no sindicato, distribuía tarefas e engajava as pessoas certas para as tarefas e missões certas”, lembra Matosinho.
 
A DS Rio de Janeiro emitiu uma nota sobre a partida abreviada de Olavo. “Apesar de enfrentar a enfermidade com a mesma determinação e firmeza de propósitos com que caminhava pela vida, nosso colega não resistiu às pressões e reviravoltas constantes impostas pela doença”, afirmou a entidade em nota. “Por suas características pessoais, era respeitado e querido dentro e fora da Receita Federal e do Sindifisco Nacional. Por sua trajetória de vida, era um exemplo de como o ser humano pode superar qualquer obstáculo e se elevar aos níveis mais elevados”, destaca o texto.
 
A Unafisco Nacional também lamentou o falecimento do associado Olavo. “Um Auditor Fiscal da Receita que se destacou nos quadros do órgão e de atuação marcante no sindicato da categoria. É assim que muitos colegas lembrarão do associado da Unafisco Nacional, Olavo Porfírio Cordeiro. Foi mais uma vítima da Covid-19, vírus que volta a assolar o País com força”, lembram a Unafisco.
 
Todas essas manifestações de carinho apenas reforçam a pessoa incrível, combativa e respeitada, não só pelos Auditores Fiscais, mas por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer Olavo.
 
Veja abaixo o texto do presidente da DS Curitiba, Celso José Ferreira de Oliveira, sobre a partida do grande companheiro de luta, Olavo Porfírio Cordeiro.
 
“Tal e qual fizemos para grandes companheiros de outras Delegacias Sindicais, não poderíamos fazer diferente com a passagem do gigante que foi Olavo. Aliás, ele trazia a memória, o legado em seu nome. E a grandeza do que passou, e do que nos era trazido, somente poderia ser carregada por um gigante. E, de novo, Olavo não era só Olavo, trazia isso em seu nome: era Olavo Porfírio. Como Porfírio, que foi o gigante que deu início à gigantomaquia da mitologia grega, Olavo, o carregador do legado, fazia isso com a tranquilidade, a facilidade, que só um gigante poderia fazer. E assim foi Olavo, Olavo Porfírio. 
 
A minha fraqueza me faz pensar em saudade e no arrependimento de não haver tomado mais uma da última vez que estivemos juntos, bebendo. Deveria ter tomado não apenas mais uma, mas todas: as ideiras, as saideiras, as suas irmãs, as suas primas, as suas amigas e assim interminavelmente...
 
O velho Guimarães disse em seu discurso de posse na ABL que ‘as pessoas não morrem, ficam encantadas’. Que o gigante que foi Olavo por ser Porfírio, e que foi Porfírio por ser Olavo, Olavo Porfírio, continue a ser o portador do legado a nos encantar e iluminar os caminhos com a sua sabedoria ancestral, com a sua habilidade incomum, com a sua conversa que nos fazia sentir em casa, com a sua humanidade que concretamente fazia verdadeira, plena de sentido, a frase de Terêncio: Homo sum; humani nil a me alienum puto” (Sou humano, nada do que é humano me é estranho). 
 
Assim parecia Olavo, Olavo Porfírio! Morreu. Viva Olavo! Viva!”
 
Olavo Porfírio iniciou na Auditoria Fiscal em 1978. Passou pelas Inspetorias da Receita Federal (IRF) de Parnaíba/PI, São Sebastião/SP e Rio de Janeiro/RJ, além das Delegacias da Receita Federal (DRF) de Presidente Prudente/SP e Brasília/DF. Trabalhou ainda na Assessoria Especial de Modernização da Receita Federal. Morreu no Rio de Janeiro, aos 71 anos.
 
A DS Curitiba sente a dor dos familiares e amigos e se solidariza com cada um neste momento difícil.
 
Para ver a nota da Unafisco, clique aqui. A nota da DS Rio está disponível clicando aqui (apenas para membro do grupo do Facebook).
 
Categorias:

Comentários

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.