Notícias

Imagem

Relator vai alinhar com Lira e Pacheco parecer final de reforma tributária

Engajado nos últimos dias em ampliar o diálogo com representantes do mercado financeiro e do setor produtivo, o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vem sinalizado que o parecer da reforma tributária está praticamente pronto e deverá ganhar força depois da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) emergencial, que libera uma nova rodada do auxílio emergencial.
 
A ideia é que haja ainda esta semana uma reunião de alinhamento entre o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-AL) e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Lira.
 
Esse “nivelamento” terá que ser feito também com as novas lideranças, já que houve muitas mudanças após a troca de comando da Câmara e do Senado e nas prefeituras. A área técnica do ministério da Economia deve se engajar e já marcou algumas conversas.
 
O parecer do relator ficou pronto no ano passado, mas deve ainda sofrer modificações em função dessas novas reuniões. Em discussão na comissão mista do , que tem caráter informal, a proposta deverá seguir em tramitação para votação inicial pela Câmara, como foi acordado no ano passado pelo ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Não se espera o rompimento desse compromisso.
 
Segundo apurou o Estadão, também não está prevista a discussão de uma nova CPMF, um tributo sobre transações, nessa etapa da reforma tributária. O ministro da Economia, Paulo Guedes, defende a criação de um tributo aos moldes da CPMF para bancar a redução nos encargos que as empresas pagam sobre os salários dos funcionários, a chamada desoneração da folha.
 
A comissão mista foi formada para buscar um texto de convergência entre as propostas de emenda constitucional da Câmara, PEC 45, e do Senado, PEC 110. No meio do caminho foi apresentado o projeto de lei de Guedes, que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) em substituição ao PIS/Cofins.
 
Em encontro com dirigentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na semana passada, o presidente da Câmara, disse que a reforma tributária, por ser mais sensível, deve ter prazo mais longo de tramitação, podendo ser concluída, de seis a oito meses. “É uma discussão mais técnica, mais apurada, com efeitos mais contundentes para a economia, que detém uma gama de inquietudes, que precisam ser bem esclarecidas, com interesses de muitos entes, Estados, municípios, setores produtivos, varejo e serviços”, afirmou Lira no encontro.
 
Pacheco e Lira se reuniram nessa segunda-feira com o presidente da Federação das Industrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e lideres empresariais.Os empresários do grupo Diálogo pelo Brasil ouviram dos dois que as reformas estruturais ganharão impulso no Congresso. O Diálogo pelo Brasil congrega os 50 maiores grupos privados brasileiros de vários setores da economia.
 
A avaliação dos dois parlamentares é que a reforma tributária, por ter menos consenso, será discutida por mais tempo. O tema das reformas também foi tratado por Pacheco e Lira em reunião no domingo no Palácio do Alvorada com o presidente Jair Bolsonaro e Guedes.
 

Fonte: Estadão

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.