Notícias

Imagem

Reforma Administrativa começa a tramitar na Câmara dos Deputados

Proposta busca precarizar e até mesmo acabar com o serviço público
 
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 — Reforma Administrativa — começou a tramitar na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 9 de fevereiro, com o envio do projeto para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). O texto, enviado em setembro de 2020 pelo Executivo, busca acabar com a estabilidade no serviço público e com o Regime Jurídico Único (RJU), além de facilitar a perseguição a servidores e dar superpoderes ao presidente para extinguir órgãos.
 
Com a eleição de aliados de Jair Bolsonaro para as presidências da Câmara e do Senado — Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente —, já era sabido que o texto, uma das 35 prioridades listadas pelo Governo, começaria a tramitar. Mesmo com o envio do projeto, ainda não há previsão para que ele seja analisado pela CCJC, já que a mesma ainda não foi instalada. Entretanto, a perspectiva não é boa. A bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF) é o principal nome para comandar a comissão e é favorável ao texto.
 
De acordo com o vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), a PEC 32 deve ser aprovada ainda no primeiro semestre de 2021. “Temos uma proposta de reforma administrativa já mais madura na Casa, com mais consenso, uma vez que a PEC não alcançará os atuais servidores públicos, cujo objetivo é aprovar ainda neste semestre”, afirma Ramos, em entrevista ao Extra. O deputado também afirma que a Administrativa será votada antes da Reforma Tributária.
 
Para a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), a probabilidade de que o texto seja votado neste semestre é alta. “Até agora, todas as manifestações nos deixam alertas. O Planalto incluiu a PEC 32 em sua lista de prioridades, e, tanto na Câmara quanto no Senado, os discursos dos novos presidentes mostram que há disposição de votar o tema”, diz o órgão ao Extra.
 
Outra entidade que se manifestou sobre o andamento da Reforma Administrativa foi o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), que deve apoiar um novo mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o texto, solicitando que o Governo apresente os estudos que serviram de base para a proposta. O jornal O Globo informou em setembro, logo após o texto ter sido entregue à Câmara, que o Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes, havia colocado sigilo nos documentos, alegando que sua publicidade poderia prejudicar o andamento da proposta. A Frente Servir Brasil já havia impetrado um mandado no ano passado. Após o ministro Marco Aurélio cobrar de Rodrigo Maia uma posição quanto à tramitação do texto, o mandado foi arquivado (veja mais aqui).
 
O Fonacate está preparando uma série de emendas contra as inconstitucionalidades que constam no texto da Reforma Administrativa. Uma delas é o fato de que a PEC autoriza o presidente a extinguir órgãos, ultrapassando a prerrogativa do Poder Legislativo. As emendas serão apresentadas à Frente Servir Brasil. A entidade também está articulando campanhas para mobilizar a sociedade e tem buscado apoio de deputados contra a proposta.
 
O que consta no projeto
 
O texto entregue pelo Executivo propõe o fim da estabilidade para os novos servidores públicos (exceto de carreiras típicas de Estado), além de facilitar demissões e acabar com o Regime Jurídico Único (RJU). As mudanças, caso sejam aprovadas, irão valer para servidores da União, estados e municípios.
 
Com o fim do RJU, seriam criados cinco tipos de vínculos: 1) cargos típicos de estado; 2) cargos de liderança e assessoramento; 3) servidores com vínculo de prazo determinado; 4) contratados por prazo indeterminado; e 5) com vínculo de experiência, regime que precederá o ingresso nos cargos típicos de estado e nos contratos por prazo indeterminado. Desta forma, o texto abre brecha para que servidores possam ser demitidos em caso de crise econômica, como a que enfrentamos no momento. Segundo o Governo, as medidas modernizam o serviço público e acabam com distorções.
 
O Fonacate está preparando um substitutivo da PEC 32 para ser apresentado à Frente Servir Brasil. Entre os principais pontos que devem ser alterados estão o fim da estabilidade e o poder do presidente de extinguir órgãos públicos.
 
Entretanto, não é o que se vê no projeto. Ao que parece, o Governo quer utilizar a Reforma Administrativa para acabar com o serviço público, privatizar empresas e prejudicar os servidores, que durante a pandemia têm se mostrado essenciais para a população brasileira. E tem mais: com o fim da estabilidade e a possibilidade de demissão com apenas decisão de órgão colegiado (hoje é necessário estar transitado em julgado), o que veremos é a perseguição aos servidores públicos que sejam críticos ao governo de ocasião.
 
A DS Curitiba, assim como diversas entidades representativas de funcionários públicos, é veemente contra a proposta. O serviço público não necessita de cortes, mas sim investimentos para que cada vez mais a população enxergue a sua importância para um estado de bem-estar social, com políticas públicas eficazes e um país cada vez menos desigual. Estamos cansados de não sermos valorizados e sermos apontados como culpados pelos problemas do Brasil, quando na verdade a culpa recai sobre políticos incompetentes e que preferem comprar votos de deputados e senadores para aprovarem propostas que prejudicam a população.
 
Não a PEC 32
 
O Sindifisco Nacional lançou um site em que lista todos os senadores e deputados federais e seu posicionamento em relação à proposta. O www.naoapec32.com.br apresenta o cenário de apoio do Congresso Nacional em tempo real, e também incentiva aos visitantes do site que entrem em contato e cobrem dos deputados e senadores um posicionamento contrário à medida.
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.