Notícias

Imagem

ANFIP debate Reforma Tributária com Ciro Gomes e senador Major Olímpio

Com o início da sessão legislativa em 2021, a proposta de reforma no sistema tributário brasileiro voltou a ter destaque na pauta deliberativa. Para ampliar o debate que a ANFIP tem feito nos últimos anos, a Associação realizou nesta quarta-feira (10/2) evento virtual com o tema “Reforma Tributária: Perspectivas”.
 
O assunto foi debatido pelo ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes; pelo senador Major Olímpio (PSL/SP), subrelator e revisor da Comissão Mista Temporária da Reforma Tributária; e pelo professor do Instituto de Economia da Unicamp e coordenador da Reforma Tributária Solidária, Eduardo Fagnani. Pela ANFIP, participaram o presidente Décio Bruno Lopes, o vice-presidente Executivo, Márcio Humberto Gheller, e o vice-presidente de Estudos e Assuntos Tributários, Cesar Roxo Machado.
 
Décio Lopes, ao abrir as exposições, destacou que o momento é oportuno para discutir a Reforma Tributária Solidária e a reforma do sistema tributário brasileiro. “Precisamos transformar a regressividade [do sistema] em um pouco mais de progressividade, de forma a reduzir a tributação sobre o consumo e tributar mais patrimônio, renda, grandes fortunas e lucros e dividendos. Os mais ricos, aqueles que tem melhor capacidade contributiva, devem contribuir mais, para que o Estado brasileiro seja menos desigual”, observou.
 
Como sub-relator e revisor da Comissão Mista de avaliação das PEC’s 45/2019 e 110/2019, que tratam da Reforma Tributária e tramitam no Congresso Nacional, o senador Major Olímpio avaliou que as propostas de reforma “arrebentam, literalmente, o setor de serviços no Brasil”. “Fazer uma reforma não é simplesmente achar que vai somar tributos num único documento fiscal. Se nós não queremos aumentar a carga tributária, vai ser muito difícil fazer emendas ou adaptações nesse texto, haja vista a penalização com os setores de serviço”, disse.
 
Além disso, segundo o senador, tanto a PEC 110 quanto a PEC 45 carecem de profundidade. “A PEC 110 é um avanço em relação à PEC 45, mas está longe de ser uma panaceia, de ser uma solução e, mais, dentro de se construir uma harmonia para votação”, afirmou. Para ele, o Projeto de Lei 3887/2020, encaminhado pelo governo federal para alterar a legislação tributária federal, “é pífio”. “Eles querem enganar todos os bobinhos na Câmara e no Senado. É só um rearranjo no tabuleiro, mas as peças são as mesmas”, critica.
 
Já Márcio Gheller, ao se pronunciar, defendeu o debate sobre o sistema tributário e pontuou alguns questionamentos acerca do tema, sobretudo em relação à autonomia da Administração Tributária brasileira. “Acreditamos que este seja o caminho para uma nação mais justa, mais democrática e menos desigual”, completou.
 
O problema da regressividade
 
Ciro Gomes e o professor Eduardo Fagnani foram enfáticos ao defender uma reforma tributária que enfrente a regressividade do modelo de impostos do país. Eles destacaram que propostas que não enfrentem esse problema, como é o caso das PECs 110/20 e da 45/20, “nem podem ser chamadas de reforma tributária”.
 
“O pobre paga muito mais tributo, proporcionalmente, do que o rico. As duas propostas que estão circulando, nesse sentido, não merecem sequer o nome de reforma tributária. Não se trata de reforma tributária aquilo que está em deliberação hoje no Congresso Nacional, 110 e 45, pouco importa a boa intenção dos técnicos que elaboraram a base conceitual. Essa proposta tenta uma ‘modernização’ do sistema de tributação indireta no Brasil”, pontuou Ciro Gomes.
 
O ex-ministro também falou sobre sua preocupação com a atual crise econômica e sanitária do Brasil. “A minha angústia é a aparente absoluta alienação da maioria dos congressistas brasileiros da vida do nosso povo. É uma coisa que está me assustando como velho democrático de luta no Brasil ver como é que 300 deputados se comportam de forma tão alienada da vida do povo brasileiro e tão distante da tragédia que está acontecendo, socioeconômica, sob o ponto de vista de finanças públicas e sanitária, no nosso país”, afirmou.
 
No mesmo sentido, o professor Eduardo Fagnani ressaltou que é preciso enfrentar a questão central: o sistema tributário brasileiro. “Eu não vejo nem a PEC 45 nem a PEC 110, caminhar nesse sentido. A desigualdade tem diversas causas e uma delas, certamente, é a tributação. Nosso sistema tributário é extremamente regressivo. Não é verdade que a carga tributária no Brasil seja alta. O fato é que ela é alta sobre as camadas mais pobres e de renda média. Os tributos chegam a 40% sobre a renda. Somos vice-campeões mundiais sobre a tributação sobre o consumo e lanternas sobre a tributação sobre renda e patrimônio. Uma reforma tributária que não enfrenta isso, não é uma reforma tributária. Esse é o ponto central”, explicou.
 
Fagnani lembrou que existe uma quarta proposta alternativa, em tramitação no Congresso Nacional, que é a Emenda Substitutiva Global 178/2019 – Reforma Tributária Solidária, que enfrenta todas essas questões. “O que vai gerar o crescimento é as pessoas poderem consumir. Se elas tiverem mais esses 40%, elas vão gastar consumindo”, ressaltou.
 
Cesar Roxo Machado, em sua exposição, aproveitou para falar da proposta de Reforma Tributária Solidária, que é resultado de um trabalho conjunto realizado pela ANFIP e Fenafisco, coordenado pelo professor Fagnani. O vice-presidente citou os livros “Reforma Tributária Solidária: diagnósticos e premissas” e “Reforma Tributária Necessária, Justiça Fiscal é possível: subsídios para o debate democrático sobre um novo desenho da tributação brasileira”, e destacou como mudanças essenciais para o desenvolvimento do país a redução da tributação sobre o consumo e a maior progressividade na tributação sobre renda e patrimônio.
 
“Não existe uma sociedade sem tributos, porque o tributo é o preço que se paga por uma sociedade civilizada. A responsabilidade por garantir a arrecadação de tributos nos termos estabelecidos em lei e, consequentemente, a responsabilidade pela manutenção das políticas públicas, é das administrações tributárias, tanto da União quanto dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Por esta razão, nós entendemos que seja qual for a reforma tributária que venha a ser aprovada, é fundamental que nela seja garantida às administrações tributárias a autonomia necessária para agirem de acordo com o que estabelece a Constituição e as leis, fiscalizando qualquer contribuinte, seja ele quem for, e combatendo os crimes de sonegação, de contrabando e descaminho”.
 
Ao longo da live, que já conta com mais de 5 mil visualizações no Youtube e mais de 12 mil no Facebook, os participantes responderam à diversas perguntas, como a de Mário Sergio Telles, da Confederação Nacional da Industria (CNI); e de Rodrigo Spada, presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite); além dos internautas.
 
Assista abaixo à íntegra do vídeo:
 

 

Fonte: Anfip

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.