Notícias

Imagem

Como começar a ter uma vida mais sustentável?

Levar uma vida mais sustentável é positivo para a sua saúde e para o meio ambiente; veja como começar
 
Nos últimos anos, a busca por uma vida mais saudável e mais sustentável tem ganhado força. Por outro lado, há quem acredite que esse estilo de vida é difícil e exige muito esforço, o que faz com que elas adiem o primeiro passo.
 
Mas hoje estamos aqui para mostrar que adotar um novo estilo de vida não precisa ser algo complicado. Na verdade, pequenas mudanças contam e já contribuem para um mundo mais sustentável, com menos desperdício. Confira abaixo como começar!
 
Reduza o consumo de água
 
Escovar os dentes ou lavar a louça com a torneira aberta, limpar a calçada com mangueira? exemplos de desperdício de água não faltam.
 
Mas você sabia que, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cinco minutos com a torneira aberta é suficiente para gastar 80 litros de água considerando apartamentos e 12 litros de água quando se trata de uma casa?
 
A dica aqui é simples: feche o chuveiro ao se ensaboar, e a torneira ao lavar a louça e ao escovar os dentes. Utilize a água da chuva ou da máquina de lavar para limpar a calçada e procure ter um consumo mais consciente de forma geral.
 
Escolha cosméticos bons para o meio ambiente (e para a saúde)

Atualmente, existem os cosméticos cruelty free, ou seja, não realizam testes em animais; os veganos, os orgânicos e outros livres de componentes que podem sensibilizar a pele e agredir o meio ambiente.
Por isso, tenha o hábito de olhar os rótulos na hora da compra, assim você faz a aquisição de acordo com seus valores.
 
Opte por produtos reutilizáveis
 
Canudos de inox e ecobags são exemplos de produtos reutilizáveis fáceis de serem entrados e que se adaptam à rotina sem grandes mudanças. Apesar de parecer muito simples, essas trocas contribuem para diminuir o consumo de plástico, material que demora anos para se decompor e é um dos principais poluentes dos mares e oceanos.
 
Dê preferência a transportes não emitem poluentes

Bicicleta, skate, patins, patinete... Essas opções, além de não emitir poluentes, são formas de praticar atividades físicas. Mas caso você não tenha nenhuma delas, o transporte coletivo também é uma alternativa.

Dessa forma, serão menos carros na rua, resultando em uma menor emissão de gases poluentes que colaboram para o efeito estufa e o aquecimento global.
 
Separe o lixo
 
Na correria do dia a dia, fazer reciclagem pode ser uma alternativa mais difícil. Mas vale, ao menos, separar os tipos de lixo: recicláveis, não recicláveis e orgânicos. Isso porque o descarte incorreto de lixo colabora com a emissão de gases poluentes, além da possibilidade de contaminar o solo, água e mares. Já os resíduos orgânicos, quando separados adequadamente, podem virar compostagem para a sua horta.
 

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.