Notícias

Imagem

Uso emergencial de vacinas contra a Covid-19 é autorizado pela Anvisa

No último domingo (17/1), foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o uso emergencial das vacinas imunizantes contra o coronavírus (CoronaVac e a vacina da Oxford/AstraZeneca). A partir deste momento, fica sob conduta e definição do Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunização (PNI), que está previsto para ser iniciado ainda esta semana. O procedimento de autorização de uso emergencial avalia a adequação das vacinas contra o coronavírus para a utilização durante a atual emergência em saúde pública, de modo a minimizar, o mais rápido possível, os impactos da pandemia.
 
É importante ressaltar que a autorização temporária para uso emergencial não permite que as vacinas sejam disponibilizadas no mercado para fins de comercialização. Ou seja, clínicas e laboratórios particulares não terão acesso neste primeiro momento às vacinas, somente após a ANVISA autorizar o registro sanitário delas. Assim sendo, qualquer violação da autorização de uso emergencial das vacinas estará sujeita às penalidades previstas pela ANVISA, conforme legislação (Lei nº 6.437/77) que dispõe sobre as responsabilidades aos titulares das autorizações.
 
Diante do exposto, ressaltamos que o Unafisco Saúde não pode adquirir, fornecer ou administrar de nenhuma forma qualquer tipo de vacina contra o coronavírus até que haja regulamentação pela ANVISA. A vacinação neste momento é de responsabilidade do Governo Federal e cabe a cada cidadão brasileiro decidir pela vacinação, dirigindo-se até os postos de vacinação indicados e sob a orientação das Secretarias de Saúde de seu estado e município.
 

Fonte: Unafisco Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.