Notícias

Imagem

Idade não deve ser empecilho para perda de peso, alerta estudo

Um estudo publicado em outubro na Clinical Endocrinology concluiu que a idade não é um fator que dificulta a perda de peso, e não deve ser impedimento para quem busca qualidade de vida.

A pesquisa, desenvolvida por um programa de obesidade em um Hospital no Reino Unido, enfatizou que a perda de peso pode ajudar os adultos mais velhos e idosos a lidar com diversas comorbidades como diabetes, artrite, ansiedade e depressão. O estudo destacou, ainda, o aumento da mortalidade e uma falta de bem-estar geral relacionadas ao sobrepeso.

"A perda de peso é importante em qualquer idade, mas à medida que envelhecemos, temos maior probabilidade de desenvolver as comorbidades relacionadas ao peso da obesidade. Muitos delas são semelhantes aos efeitos do envelhecimento, então você pode argumentar que a relevância da perda de peso aumenta à medida que envelhecemos, e isso é algo que devemos abraçar", disse ao Medical News Today, o autor sênior do estudo, Thomas Barber, líder científico da Unidade de Pesquisa do Metabolismo Humano da Warwick Medical School.

O especialista ressalta que muitos idosos, por exemplo, não conseguem investir na perda de peso sozinhos. "Os prestadores de serviços e os legisladores devem reconhecer a importância da perda de peso em pessoas idosas com obesidade para a manutenção da saúde e bem-estar e a facilitação do envelhecimento saudável", diz.

Como a pesquisa foi feita
 

  • Foram analisados os prontuários médicos de 242 pessoas selecionadas aleatoriamente, que haviam participado do serviço de obesidade oferecido pelo  programa do Instituto Warwickshire para o WISDEM (Estudo do Diabetes, Endocrinologia e Metabolismo) entre 2005 e 2016;
  • Os participantes foram divididos em dois grupos: pessoas com menos de 60 e com idade entre 60 e 78 anos;
  • Todos apresentavam obesidade mórbida no início, com medidas de IMC acima de 40;
  • A análise comparou os resultados da perda de peso nos dois grupos;
  • Os participantes do programa controlaram seu peso com mudanças na dieta e mais exercícios, e os médicos personalizaram o programa para as necessidades individuais;
  • Também houve apoio psicológico e incentivo aos participantes;
  • Os pesquisadores mediram o peso antes e depois da participação no programa WISDEM.

E quais foram os resultados?

Embora o grupo mais velho tenha passado um pouco menos tempo no programa - 33,6 meses em oposição a 41,5 meses, - a perda de peso em ambos os grupos foi estatisticamente equivalente.

Pessoas no grupo mais velho perderam em média 7,3% do peso corporal, enquanto aqueles no grupo com menos de 60 anos perderam 6,9%.

Contudo, Barber afirma que nunca é tarde para começar a cuidar da saúde, mesmo que a pessoa já esteja enfrentando problemas relacionados a obesidade. "A idade, por si só, não deve contribuir para as decisões clínicas em relação à implementação do gerenciamento do estilo de vida [em] pessoas idosas".

Fonte: UOL

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.