Notícias

Imagem

Renda média dos mais ricos é 12 vezes a renda média dos mais pobres

De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 – Perfil das Despesas, realizada pelo IBGE – a distância entre ricos e pobres é um abismo.
 
Os 10% mais ricos da população têm uma renda média de R$ 6.294,83. Já os 40% com menores rendimentos possuem uma renda média de R$ 538,22. Essa diferença de 11,7 vezes [quase 12!] foi encontrada nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018 – Perfil das Despesas, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao período entre 2017 e 2018.
 
Entretanto, esse não foi o único dado preocupante que a pesquisa – divulgada nesta quarta-feira (25) – trouxe em relação à renda. Ao levar em conta a quantidade de dinheiro que os 10% mais ricos recebem em relação aos 40% mais pobres, chega-se à conclusão de que os primeiros acumulam quase três vezes mais dinheiro que os 40% mais pobres.
 
Ricos x Pobres, a concentração de renda medida
 
Com esses números é possível calcular o Índice de Gini que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é o instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.
 
Para quantificar a desigualdade, o Índice de Gini vai de 0 a 1. O valor 0 refere-se à situação de maior igualdade e o valor 1, a de maior desigualdade. Ou seja, quanto mais perto de 1, maior a desigualdade de um País.
 
A partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares, o valor atingido pelo Brasil no Índice de Gini foi de 0,483, o que confirma com dados de dezembro de 2019, que colocavam o Brasil como o sétimo mais desigual do mundo.
 

Fonte: Reconta Aí

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.