Notícias

Imagem

Imposto sobre grandes fortunas encontra resistência na Câmara

No último dia 19, o deputado José Nelto (PODE/GO) apresentou, na Câmara dos Deputados, um novo projeto de lei (PLP 268/20) instituindo o Imposto Sobre Grandes Fortunas. Pelo texto, o imposto seria devido sobre a propriedade de bens e direitos que ultrapassem, conjuntamente, o valor de R$10 milhões, na data de 1º de janeiro de cada ano. As alíquotas, por sua vez, seriam progressivas de 1% a 3%, a depender do valor do patrimônio.
 
O projeto se soma a outros vários que tratam do tema na Câmara. Sua chance de aprovação ainda é baixa por alguns fatores.
 
Em primeiro lugar, a Câmara discute uma proposta de Reforma Tributária. Segundo, há uma pressão maior pela aprovação de um projeto sobre tributação de lucros e dividendos e redução do imposto de renda de pessoas jurídicas. Terceiro, o governo, em especial a equipe econômica, prefere gastar energia na aprovação do imposto digital, que teria uma arrecadação mais ampla.
 
Assim, por haver outras prioridades de natureza tributária do governo e do Congresso de um modo geral, é pouco provável que o tema prospere no curto e médio prazos.
 

Fonte: O Brasilianista

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.