Notícias

Imagem

5 mudanças que acontecem no corpo quando você atinge um peso saudável

O sobrepeso pode facilitar o aparecimento de doenças como a hipertensão
 
Ter mais qualidade de vida e se manter saudável é o desejo de muitas pessoas, mas isso implica em que? Sem dúvidas, investir em uma boa alimentação, realizar exercícios físicos, além de praticar atitudes que promovem o bem-estar mental, dormir bem, fazer check-up e evitar hábitos nocivos são alguns pilares fundamentais para essa busca.
 
Mas para algumas pessoas adaptar a rotina - que está cada vez mais agitada - e manter um peso, bem como a vida saudável também se torna mais difícil. Desse modo, todos os cuidados importantes acabam ficando em segundo plano e então o médico só é procurado quando algo não vai bem.
 
Este hábito, porém, pode fazer com que determinados quadros de saúde avancem e se tornem mais graves, como é o caso da obesidade e outras doenças relacionadas a ela, caso da hipertensão e das doenças cardiovasculares.
 
De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (2018), 55,7% da população adulta do país está com excesso de peso e 19,8% está obesa. Sendo que a obesidade é uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, que leva à complicações e compromete a qualidade de vida.
 
Portanto, evitar o sobrepeso é benéfico para a saúde como um todo. Veja abaixo o que muda em seu corpo quando você está no peso saudável!
 
1. Ganha mais saúde: ao falar de peso saudável, a preocupação está para com a saúde. Isso porque, como visto acima, o sobrepeso e a obesidade podem causar outros problemas além do acúmulo de gordura. E entre eles estão quadros sérios, como hipertensão e risco de doenças cardíacas. Portanto, a busca por um peso adequado deve ser sinônimo de saúde!
 
2. O sono passa a ter mais qualidade: durante o sono o corpo se recupera de um dia cansativo, se prepara para outro, além de cumprir funções importantes, como a síntese de hormônios, por isso dormir bem é fundamental para a saúde.
 
Aliás, manter o sono em dia também é importante para evitar sobrepeso, uma vez que dormir pouco, no longo prazo, pode causa alterações endócrinas, que geram o aumento do apetite e da fome. E, ao manter o peso regulado, o sono se torna melhor porque o excesso de peso pode causar apneia de sono e outros distúrbios.
 
3. Respira melhor: em quadros de sobrepeso e obesidade o acúmulo de gordura pode acontecer em todo o corpo, incluindo na região do pescoço, impactando a respiração. Além disso, determinadas funções respiratórias podem ser afetadas, como a mobilidade do diafragma. Portanto, manter o peso saudável também é respirar melhor!
 
4. Tem mais disposição: o excesso de peso, além de sobrecarregar as articulações e trazer a sensação de dor, impacta a mobilidade e a disposição. Além disso, a apneia do sono, distúrbio que atrapalha o descanso, aumenta a indisposição, o cansaço e falta de energia.
 
5 - Elimina dores: os joelhos, o quadril, a coluna e as articulações podem ficar sobrecarregadas com o excesso de peso, fazendo com que dores apareçam e dificultando até mesmo a prática de atividades físicas. Ou seja, investir no controle de peso de forma saudável ajuda a eliminar dores que foram causadas pelo excesso de peso
 
Como investir em novos hábitos e perder peso?
 
Caso você esteja acima do peso, a primeira atitude deve ser buscar ajuda de um médico ou nutricionista. Neste caso, vale lembrar que tanto o sobrepeso quanto a obesidade são preocupações de saúde, uma vez que desencadeiam outros quadros, portanto, o auxílio médico é necessário.
 
Profissionais como médicos e nutricionistas, são responsáveis pela medição da circunferência abdominal, bem como do Índice de Massa Corporal (IMC), que divide o peso (kg) pela altura ao quadrado (m2), e avalia a relação do peso e o risco de doenças.
 
Após avaliar esses e outros aspectos que esses profissionais, obtém um diagnóstico e traça estratégias para a chegar ao peso saudável, que geralmente são de longo prazo, e incluem medidas como:
 
- Adequação da dieta: a nutricionista é a responsável por passar um plano alimentar para ajudar com a dieta.
 
- Prática de atividades físicas: as atividades físicas, quando praticadas com regularidade e aliadas a uma boa alimentação, aceleram o metabolismo, o que auxilia a perda de peso. Além disso, movimentar o corpo promove outros benefícios, como: melhora do sono, regulação da pressão arterial, entre outros.
 
- Acompanhamento psicológico: como essa fase é marcada por muitas mudanças, o acompanhamento psicológico é indicado para tornar o entendimento do processo mais leve;
 
Lembre-se que esses são apenas alguns exemplos de medidas para perda de peso, mas o ideal é sempre seguir o tratamento indicado pelo seu médico ou nutricionista.
 

Fonte: Minha Vida

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.