Notícias

Imagem

Especialistas defendem Brasil protagonista na cobrança por emissões de carbono

Um dos caminhos para que o Brasil atinja os compromissos assumidos em tratados ambientais internacionais é a cobrança pelas emissões de carbono. Para entender mais sobre este assunto, o Congresso em Foco, em parceria com a BMJ, realizou uma conversa sobre precificação do Carbono.

Participaram do debate: Karen Tanaka, gerente técnica do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); Marina Grossi, presidente do CEBDS; deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista; e Verônica Prates, gerente de Relações Institucionais da BMJ Consultores Associados.

A chamada precificação do carbono é a incorporação dos impactos provocados pela emissão de gases do efeito estufa aos custos das empresas emissoras para, com isso, financiar a transição para uma nova economia de baixo carbono. De modo mais simples, é cobrar das empresas que emitem gases do efeito estufa para desestimular atividades poluentes.
 
“Em resumo, o que a gente está falando é colocar um preço nas emissões de carbono, precificar os danos que causam para o meio ambiente”, definiu Verônica, gerente da BMJ. Ela destacou três marcos temporais nesse tema: a Rio 92, o Protocolo de Kyoto e a assinatura do Acordo de Paris. Ela explicou que os compromissos assumidos pelo Brasil foram internalizados em 2009. Segundo ela, a discussão para cumprir as metas e estabelecer medidas de implementação são um esforço contínuo, que passa pelas esferas de governo e pelo Congresso Nacional.

A principal iniciativa para precificação de carbono no país é liderado pelo Ministério da Economia, em parceria com o Banco Mundial. Ela defendeu que o tema seja tratado pelas autoridades como parte da agenda econômica, visto que a precificação de carbono manda sinal positivo para parceiros comerciais e contribui para a conclusão de acordos comerciais, bem como para a adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“A gente tem uma necessidade urgente de tratar esse tema”, disse o deputado Rodrigo Agostinho, citando o fato de o Brasil ser o sexto maior emissor de carbono do planeta. “O Brasil precisa fazer a sua lição de casa. Se a gente reduz o desmatamento, a gente reduz significativamente as emissões do Brasil e do mundo.”
 
Karen Tanaka, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), explicou que a precificação no carbono incentiva a descarbonização da economia como um todo. “Precificar o carbono de fato consegue conter as externalidades ambientais. O que a gente precisa hoje são políticas robustas, que atinjam o longo prazo”, disse Karen. Ela também pontuou que o mercado de carbono vai ampliar oportunidades de negócios.
 
Por sua vez, Marina Grossi defendeu que há grande oportunidade para o Brasil em função de particularidades que trazem valor agregado e que geram vantagem competitiva. “A consciência do setor privado nessa nova economia precisa estar acima de qualquer ruído”, defendeu. “Estamos preparados para essa realidade e temos que começar esse jogo”, afirmou.
 
Ela defendeu que o governo e o Congresso debatam a regulamentação. “Já estamos na fase de reuniões mais técnicas, mas é preciso que o governo faça esse movimento.”
 
O que o Congresso está fazendo
 
Segundo o deputado Rodrigo Agostinho, está em discussão uma proposta para reduzir os subsídios dos combustíveis fósseis e compensar com mudanças na tributação sobre a folha de pagamentos. Ele também citou um projeto, ainda em gestação, para regulamentar o mercado de carbono e discussões no âmbito da reforma tributária.
 
“Talvez uma regulação mínima por meio de um projeto de lei possa dar mais segurança jurídica para o mercado”, defendeu. “É um debate que já passou da hora. O Brasil não está respeitando as metas. Está literalmente abandonando todos os compromissos assumidos”, criticou.
 
O deputado falou ainda que “adoraria” que a reforma tributária fosse aprovada este ano para dar resposta à crise gerada pela pandemia. Agostinho também pontuou que Brasil tem tudo para ser um dos grandes protagonistas dessa mudança e que as grandes compensações ocorram em seu território.
 
Assista à live completa:
 

 

Fonte: Congresso em Foco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.