Notícias

Imagem

Tributação no Brasil aprofunda as desigualdades raciais, apontam especialistas

As mulheres negras e pobres são a faixa da população que pagam, proporcionalmente, mais tributos. Como resume o relatório da pesquisa País Estagnado: um retrato das desigualdades brasileiras, de 2018, da Oxfam, “ser pobre significa pagar mais tributos, mas ser pobre e negro significa pagá-los sobre uma base de renda menor, fragilizando ainda mais a condição de famílias negras.

O tema foi debatido em uma live realizada nesta segunda-feira (19). Participaram do debate o diretor do Instituto Luiz Gama, Júlio César Silva Santos; a deputada federal Silvia Cristina (PDT-RO); a deputada portuguesa Marisa Matias; a diretora executiva da Oxfam Brasil, Katia Maia; e o diretor da Febrafite e Auditece/CE, Juracy Soares.

O auditor Juracy Soares comparou a tributação no Brasil com a  cobrança de taxa em um condomínio de apartamentos. Neste cenário, compara, é como se os apartamentos mais baixos pagassem uma taxa de condomínio mais elevada e a cobertura quase não pagasse. "E por que o pessoal da cobertura quase não paga? Porque decidiram não pagar. Ele têm mais poder econômico e politico", diz. Com isso, têm mais condições de promover mudanças no sistema tributário que os beneficie.

O professor Julio Santos destacou que a discussão sobre tributação é muito sofisticada e envolve um jogo de interesses muito grande entre o capital e o trabalho. Nessa discussão estão envolvidas questões como desindustrialização e terceirização - dinâmicas que deixam a população negra com acessos aos empregos que menos remuneram. 
 
Esses movimentos, segundo ele, estão inseridos na discussão sobre racismo estrutural , que é a soma do racismo individual e do racismo institucional.

Katia Maia vê a reforma tributária como espaço para corrigir essas distorções e ter uma tributação progressiva, onde quem tem mais paga mais e quem tem menos paga menos. Entretanto segundo ela, não se pode olhar a tributação sobre o consumo de forma isolada. É preciso também racionalizar a concessão de  os incentivos fiscais para setores econômicos e combater a sonegação.

A eurodeputada portuguesa Maria Matias, que acaba de coordenar um relatório sobre desigualdades de gênero e as políticas fiscais da União Europeia relatou que há pouco tempo Portugal  tentou diminuir a progressividade dos impostos sobre os rendimentos, o que acabou não acontecendo.
 
Ela destacou ainda que entre as medidas propostas no relatório está a redução de carga tributária de produtos usados sobretudo por mulheres como forma de tentar superar a diferença salarial entre homens e mulheres que, segundo ela, é de 14% na União Europeia.
 
A deputada Silvia Cristina destacou algumas das discussões que estão no Congresso Nacional e que visam a mitigar essas desigualdades. Entre elas estãoa  tributação de grandes fortunas e o pagamento de IPVA sobre lanchas.
 
Veja a live completa abaixo:
 

Fonte: Congresso em Foco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.