Notícias

Imagem

7 dicas de limpeza para manter o coronavírus longe da sua casa

Ter uma rotina de limpeza na casa é importante para manter o ambiente limpo e seguro. Confira algumas dicas que separamos para deixar o coronavírus bem longe

Como muitos já sabem, uma das formas de contágio do novo coronavírus é através do espirro e tosse, certo? Mas essa não é a única. Também é possível se contaminar tocando em objetos e superfícies que tiveram contato com o vírus, como celulares, maçanetas, brinquedos e teclados, por exemplo. E para manter o ambiente seguro, relacionamos algumas dicas de limpeza para te ajudar.

Em março deste ano, cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma pesquisa, Aerosol and surface stability of HCoV-19 (SARS-CoV-2) compared to SARS-CoV-1, que identifica a sobrevida do coronavírus em diversas superfícies:

  • Aço inoxidável: 3 dias
  • Plástico: 3 dias
  • Papelão: 1 dia
  • Cobre: 4 horas
Por isso é tão importante fazer a limpeza correta em todos os ambientes da casa, incluindo detalhes que, muitas vezes, antes não eram prioridade, como interruptores, maçaneta, embalagens de produtos, etc. 
 
Nada dito aqui é muito novo, visto que muita gente já conhece os procedimentos padrões de higienização. Mas, para quem ainda tem dúvidas, confira essas dicas de limpeza que separamos para manter o coronavírus bem longe de casa:

1. Lave as mãos com frequência

Para melhor higienização, é importante lavar as mãos com frequência com sabão, que é mais eficiente do que o álcool em gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar. Na hora da higiene, lave com água e sabão até a altura dos punhos. 

2. Mantenha o ambiente arejado e limpo
 
Onde estiver, é importante deixar as janelas abertas para que o ambiente fique arejado e ocorra troca de ar, principalmente se estiver com alguém doente dentro de casa.
 
3. Limpe os objetos da casa com frequência
 
Celular, controle remoto e outros objetos que são utilizados com frequência precisam ser higienizados ao menos uma vez por dia, com álcool 70 e um pano seco (lembrando que é preciso ter um cuidado extra com eletrônicos e olhar se eles podem ser limpos diretamente com o líquido). 
 
4. Piso dos ambientes também deve ser limpo com atenção
 
O chão da casa também precisa ser limpo com frequência, ainda mais se você tem criança em casa, que fica sentada no chão. Os produtos utilizados podem ser água sanitária, desinfetante ou o próprio álcool 70%.

5. Ao chegar da rua, entre direto para o banho
 
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, é necessário tirar os calçados antes de entrar em casa (e lavá-los assim que possível), lavar as mãos com água e sabão (ou então passar álcool gel 70%), entrar no banho e colocar a roupa utilizada para lavar.
 
6. Compras de supermercado precisam ser higienizadas
 
O ideal mesmo é que a maioria dos produtos, como latas, sejam lavadas com água e sabão. Mas, sabemos que nem sempre isso é possível. Então procure passar em todas as compras um pano com álcool 70%, menos diretamente nos alimentos, como frutas e verduras. 
 
Para limpá-las, coloque-as em uma bacia com água e com três a quatro gotas de hipoclorito de sódio e deixe agir por 10 minutos. Depois é só lavar os alimentos em água corrente, jogar a água “suja” fora e guardá-los na geladeira. É importante lembrar que os sacos plásticos também precisam ser higienizados. 
 
7. Refeições também precisam ser higienizadas
 
Ao receber um delivery, higienize as mãos antes e depois de receber a refeição. E antes de abrir a embalagem, é importante higienizá-la com panos umedecidos com um pouco de álcool 70%. 
 

 

Fonte: Revista Seleções

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha