Notícias

Imagem

Com a contribuição dos ricos é mais fácil sairmos da crise

Documento “Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País” propõe o aumento de imposto para 0,3% da população e beneficia os mais pobres
 
A pandemia do coronavírus aprofundou um triste cenário que já era realidade para milhões de brasileiros: a extrema pobreza. Enquanto cerca de 1,2 milhão perderam seus empregos em meio à crise sanitária, buscando o auxílio do Governo Federal, 42 bilionários brasileiros ficaram mais ricos, aumentando sua fortuna em 34 bilhões de dólares, o equivalente a 177 bilhões de reais. Com o país estagnado economicamente, é necessário buscar caminhos para reduzir a desigualdade em nosso país.
 
E se surgisse uma proposta em que fosse possível passarmos por esse momento garantindo recursos para os mais pobres, reduzindo seus impostos e aumentando a arrecadação, os políticos não deveriam se interessar para discutir o assunto? E se as medidas afetassem apenas 0,3% os brasileiros que possuem grandes patrimônios na casa dos milhões, você cidadão defenderia a medida? É possível promovermos mudanças importantes no Brasil sem tirar dinheiro dos mais pobres, como tem sido feito ao longo da nossa história e, inclusive, desrespeitando a Constituição Federal de 1988.
 
É o que tem feito diversas entidades ao longo desse período, sugerindo ao Congresso Nacional medidas para aumentar a arrecadação do país, garantir investimentos em áreas importantes, como saúde e educação, e reduzir impostos para os mais pobres e também de pequenas empresas. A ideia não é levar os ricos à falência, mas sim diminuir a concentração de riqueza, que torna o Brasil o 7º na lista dos 20 países mais desiguais do planeta. Somente uma simplificação dos impostos, como querem os parlamentares e o Governo não é suficiente para reverter a crise econômica. 
 
O documento “Tributar os Super-ricos para Reconstruir o País” mostra que é possível cobrar menos impostos, tanto daqueles em situação de extrema pobreza, que ganham cerca de R$ 145,00 por mês, quanto daqueles que ganham cerca de R$ 2.800,00. Além de rever a tabela do imposto de renda, as entidades propõem que esses mesmos ricos, que aumentaram suas fortunas enquanto o trabalhador perdeu a sua renda, contribuam mais para ajudar o país a sair da crise.
 
A campanha tem a participação da DS Curitiba, das Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional em Brasília, Belo Horizonte, Ceará, Florianópolis, Paraíba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte e Salvador, do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia (AFD), da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da RFB (Anfip), pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) e pelo Instituto de Justiça Fiscal (IJF).
 
 
 
 
Categorias:

Comentários

  • Maria Eliana Lentini Ribas

    03 de agosto de 2020 - Curitiba

    A Reforma Tributária é de grande urgência e necessária para que possamos diminuir um pouco as diferenças sociais. É inaceitável existirem tantos milhões de brasileiros em estado de extrema pobreza, completamente vulneráveis, enquanto uma pequena parcela da população acumula riquezas não tributadas de forma justa, e sim de forma desproporcional ao seu império.
    Apoio totalmente o projeto em questão.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.