Notícias

Imagem

ONU incentiva políticas tributárias alinhadas com Direitos Humanos

Ao completar 65 anos, a Declaração de Direitos Humanos continua viva. A relatora especial das Nações Unidas sobre extrema pobreza e direitos humanos, Magdalena Sepúlveda Carmona, prepara um relatório sobre o impacto da política fiscal e tributária nos direitos humanos das pessoas que vivem em situação de pobreza, a ser apresentado na 26 ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em junho de 2014.
 
“A Relatora Especial convida os Estados, os departamentos e agências das Nações Unidas, as instituições nacionais de Direitos Humanos, organizações da sociedade civil, indivíduos que vivem na pobreza e exclusão social e outras partes envolvidas a enviar contribuições ao relatório em forma de estudos, pesquisas, relatórios e exemplos de políticas relevantes” – diz o Escritório para Direitos Humanos das Nações Unidas em seu site.
 
O relatório irá considerar questões como receita e distribuição dos recursos fiscais, taxação das corporações e do sistema financeiro, cooperação tributária intergovernamental, evasão fiscal e fluxos financeiros ilícitos, e a distribuição do orçamento público.
 
“Uma avaliação da política fiscal baseada nos direitos humanos é necessária, principalmente, devido às repercussões em curso da crise financeira e econômica global e seu impacto sobre os direitos humanos no mundo”, diz o órgão da ONU. Houve cortes nos orçamentos para proteção social e serviços públicos, e redução na cooperação internacional para o desenvolvimento. “Em muitos Estados, os esforços para responder à crise não foi feito em conformidade com as obrigações internacionais de direitos humanos.”
 
A pesquisa pretende verificar as diferentes práticas de geração de receitas e taxação, com o objetivo de: identificar as atuais tendências em política fiscal e tributária e seu impacto nos direitos humanos, especialmente sobre pessoas que vivem na pobreza; e apontar preocupações geradas por políticas específicas de taxação e despesa, assim como boas práticas.
 
A consulta foi enviada por intermédio da Missão Permanente do país nas Nações Unidas, em Genebra. O prazo inicial para entrega, 02 de dezembro, foi adiado para o dia 20. Até a primeira data, os questionários respondidos pelos governos não passavam de uma dezena. As informações serão consolidadas num relatório com recomendações de políticas aos Estados, e o convite para utilizarem uma metodologia para monitorar o cumprimento de suas obrigações sobre direitos humanos. Os padrões definidos representarão uma ferramenta prática para a incidência das organizações da sociedade civil.
 
 
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.