Notícias

Imagem

AVC: entenda as causas, sintomas e como prevenir

Descubra as causas e como evitar um dos maiores inimigos para a saúde dos brasileiros
 
O acidente vascular cerebral (AVC), conhecido também como derrame cerebral, é um dos maiores inimigos para a saúde dos brasileiros. A doença já acometeu personalidades o cartunista Ziraldo. No Brasil, ele é o responsável por 10% dos diagnósticos em hospitais públicos. No entanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que é, o que causa e como prevenir o AVC. Se você faz parte desse grupo, esse guia pode solucionar algumas das suas dúvidas.
 
Como acontece o AVC?
 
Um derrame cerebral ocorre quando um coágulo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma região do cérebro. A maioria desses coágulos se forma em artérias já previamente estreitadas por aterosclerose, seja no próprio cérebro, ou mais comumente na artéria carótida, situada no pescoço.
 
Os sinais de alerta de acidente vascular cerebral incluem fraqueza ou dormência súbitas no rosto, no braço e na perna em um dos lados do corpo. Além disso, pode haver dificuldade de fala e de compreensão do que os outros dizem, dificuldades de enxergar e tontura.
 
Pessoas que estão passando por um AVC também correm risco de sofrer quedas repentinas, já que o equilíbrio torna-se instável. Por isso, é fundamental buscar tratamento imediato.
 
A aterosclerose é uma condição causada pelo excesso de gordura nas paredes das artérias, o que restringe o fluxo sanguíneo e aumenta os riscos de derrame
 
AVC hemorrágico e isquêmico: qual  diferença?
 
Existem dois tipos de derrame cerebral: o hemorrágico e o isquêmico. Ambos oferecem riscos à vítima e devem ser tratados imediatamente por um médico. Conheça as diferenças:
 
  • AVC hemorrágico: ocorre quando há o rompimento de um vaso cerebral, o que acarreta em uma hemorragia. Ainda que não seja tão comum como o isquêmico, o AVC hemorrágico é o mais fatal.
  • AVC isquêmico: quando uma artéria é obstruída, impede a passagem de oxigênio para o cérebro, o que causa o AVC isquêmico. As artérias podem ser obstruídas por placas de gordura ou coágulos formados na parede dos vasos, que obstruem as passagens imediatamente ou viajam pela corrente até que entupam uma delas.
Como prevenir o AVC?
 
Algumas atitudes diárias podem ser tomadas para prevenir o derrame cerebral. Em primeiro lugar, verifique sua pressão regularmente. A falha em detectar e controlar a hipertensão arterial é a principal causa evitável de ocorrência do AVC.
 
Além disso, praticar exercícios é uma ótima forma de tratar da saúde de diversas formas — inclusive da saúde das artérias. Uma rotina de caminhada diária ou até mesmo exercícios simples em casa podem ser um começo. Para encontrar o que melhor funciona para você, é recomendável consultar um médico antes de começar.
 
O otimismo também pode ser um aliado. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan constatou que os otimistas correm menos riscos de AVC. Os pesquisadores acreditam que os efeitos protetores do otimismo estão no fato de que essas pessoas fazem escolhas mais saudáveis.
 
O que incluir na alimentação?
 
Por fim, talvez um dos métodos de prevenção mais importantes: o cuidado com a alimentação. Muitas recomendações feitas à pessoas com doença cardiovascular, hipertensão arterial e colesterol alto se aplicam a pessoas que já tiveram ou correm risco de ter um derrame cerebral. Confira 8 mudanças na dieta que podem ajudar na prevenção do AVC:
 

1. Diminua a quantidade de gordura

Um bom ponto de partida é reduzir o consumo de gorduras, em especial as saturadas e de origem animal. As gorduras trans e os óleos de coco e de palma também entram na lista. Evitar o fast-food é também a prioridade número 1 da lista!

2. Invista nas fibras

Alimentos ricos em fibras solúveis, como a linhaça, a lentilha e a aveia, ajudam a controlar os níveis de colesterol. Dietas que incluem esses alimentos reduzem também o risco de aterosclerose, que possibilita o AVC.

3. Escolha o integral

O consumo de grãos integrais é importante aliado na proteção contra o AVC, uma vez que dados sugerem que uma alimentação rica em grãos integrais reduz os riscos.


4. Identifique alimentos que facilitam o fluxo de sangue

Evidências preliminares sugerem que o resveratrol, um fitoquímico presente na uva, nas nozes e no vinho tinto, inibe a formação de coágulos e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Estudos populacionais sugerem que os flavonoides da alimentação, em especial a quercetina, presente na maçã e em frutos silvestres.
 

5. Coma bastante ômega-3

Alguns alimentos parecem diminuir o risco de AVC. Alguns peixes, por exemplo, são ricos em ômega-3, que ajudam a prevenir a formação de coágulos ao reduzir a aderência das plaquetas. Os médicos recomendam o consumo de salmão, truta, sardinha ou outros peixes de água fria de duas a três vezes por semana.

Outras boas fontes de ômega-3 são nozes, óleo de canola, óleo de linhaça, soja e verduras folhosas.

6. Beba leite e seus derivados

Derivados desnatados ou semidesnatados do leite contêm cálcio, potássio, magnésio e vitamina D. Esses nutrientes ajudam a reduzir a pressão arterial, um importante fator de risco para o derrame cerebral.

7. Coma bastante alho e cebola

O alho e a cebola parecem reduzir a tendência do sangue a coagular e também estimulam os mecanismos naturais do corpo de dissolver os coágulos.


8. Reduza o sal e controle o álcool

Qualquer pessoa com hipertensão arterial ou histórico familiar de pressão alta ou AVC deve restringir o consumo do sal. Além disso, o consumo de álcool também representa um fator de risco para homens e mulheres. Diversos estudos associam o consumo excessivo ao aumento da incidência de AVC – e o risco cresce ainda mais se a pessoa também fumar.
 

Fonte: Revista Seleções

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.