Notícias

Imagem

Maia diz que reforma tributária sobre renda será por projeto de lei

O presidente da Câmara, contudo, alertou que a reforma não deve ser utilizada para aumentar a arrecadação
 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira que a reforma tributária sobre a renda será tratada por uma comissão à parte, que não estará ligada ao colegiado já em funcionamento para discutir as propostas de emenda constitucional (PECs) que unificam impostos sobre bens e consumo. Para ele, a PEC já terá um texto pronto para retomar a votação na Câmara na segunda quinzena de agosto.

“A gente pode entrar nessa discussão da questão da renda, é só organizar outro grupo de trabalho, outra comissão entre os deputados, para que não se desorganize um debate que vem ocorrendo há algum período [sobre a PEC]”, disse Maia, ao participar de “live” do portal “Congresso em Foco”.

Ao Valor, Maia explicou que é necessária uma comissão nova porque a tributação sobre a renda será tratada por projeto de lei, e não por uma PEC.
 
“A reforma do consumo está dada [pelo Congresso]. É muito importante o governo encaminhar a da renda”, comentou. Entre os itens a serem tratados, disse, estão as deduções com gastos em saúde no imposto de renda, que beneficiam principalmente os que ganham mais de R$ 33 mil.
 

O presidente da Câmara, contudo, alertou que a reforma não deve ser utilizada para aumentar a arrecadação e que a classe média brasileira não tem a força que tem em outros países e já paga uma alta carga tributária.

“O Brasil precisa organizar as suas despesas para não achar que a reforma tributária vai gerar grande mudança na arrecadação. Se o Brasil crescer, claro que aumenta, mas não podemos esquecer que as despesas públicas estão num tamanho que é um sacrifício para os brasileiros suportarem”, comentou.

A assessora especial do Ministério da Economia para a reforma tributária, Vanessa Canado, participou da live e afirmou que “nas próximas semanas o ministro Paulo Guedes deve adiantar um pouco dos nossos planos, das nossas conclusões até então”. “Em termos de princípio, de onde a gente quer chegar, é muito difícil que Congresso e governo não se entendam”, disse. Ela destacou que não basta mexer nas alíquotas do imposto de renda para tornar a tributação mais justa e é preciso avançar sobre outras formas de rendimentos.
 

Fonte: Valor

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.