Notícias

Imagem

Como funcionam as vacinas mais avançadas contra o coronavírus

Oxford, Sinovac e outras: conheça as candidatas mais bem posicionadas na corrida por uma vacina que evite a Covid-19 — e quando podemos ter uma disponível
 
Quanto tempo ainda falta para termos uma vacina contra o coronavírus (Sars-CoV-2)? E qual a possibilidade de ela chegar depressa ao Brasil? O quão eficaz seria? Estão aí algumas das perguntas que VEJA SAÚDE mais tem recebido. E elas são tão importantes quanto difíceis de responder categoricamente.
 
Apesar dos avanços recentes nas pesquisas, os imunizantes contra a Covid-19 mais avançados ainda precisam passar por uma baita prova de fogo: os estudos de fase 3. Eles são feitos com milhares de indivíduos, que comparam as candidatas com um placebo ou outra vacina e avaliam segurança e eficácia.
 
“Atualmente, dez vacinas estão sendo testadas em humanos. Algumas estão chegando à fase 3, o que nos deixa otimistas”, comemora a epidemiologista Cristiana Toscano, da Universidade Federal de Goiás, única representante brasileira no grupo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que acompanha os estudos sobre o tema.
 
A que parece liderar a corrida é a vacina desenvolvida na Universidade Oxford, na Inglaterra — ela pertence à farmacêutica Astra Zeneca. A pesquisa com ela, já na fase 3, pretende recrutar mais de 50 mil voluntários pelo mundo. Entre eles, 5 mil profissionais de saúde brasileiros, em uma parceria com a rede D’Or e a Universidade Federal de São Paulo.
 
Outra que chega em breve para testes no país é a produzida pela chinesa Sinovac. A farmacêutica enviará 9 mil doses aos brasileiros de uma vacina feita com o vírus inativado. Trata-se de uma tecnologia semelhante à utilizada nas doses anuais contra a gripe. O Instituto Butantan, em São Paulo, participa dessa fase do projeto — o anúncio foi feito pelo governo paulista, como mostrou VEJA.
 
Confira agora algumas das candidatas mais promissoras a vacina contra o novo coronavírus. Depois falaremos dos prazos…
 
A vacina de Oxford
 
Ela é feita com um tipo de adenovírus modificado. Esse vírus carrega um pedaço do material genético do Sars-CoV-2, o que instiga células do nosso corpo a produzirem as chamadas espículas. Estamos falando daquelas espécies de “espinhos” que novo coronavírus possui em sua superfície. Mas atenção: essas estruturas, sozinhas, não causam a Covid-19 e o adenovírus inoculado também não possui capacidade de se replicar.
 
De qualquer forma, as espículas fabricadas pelo organismo após a vacinação incitam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra elas. “Essa estrutura se liga a enzimas na superfície das células do corpo para o Sars-CoV-2 infectá-las”, explica Jorge Kalil, imunologista do Instituto do Coração (Incor) e professor da Universidade de São Paulo.
 
Ou seja, ao ter anticorpos contra a espícula logo de cara, seu sistema de defesa barraria a entrada do novo coronavírus nas células. Com isso, ele não causa estragos, tampouco consegue se replicar.
 
Segundo os especialistas envolvidos, a vacina de Oxford demonstrou ser eficiente e segura em fases anteriores de pesquisa, realizadas com mais de mil indivíduos. Contudo, os dados ainda não foram publicados em periódicos científicos.
 
“Nos estudos com animais, a dose também se mostrou altamente eficaz”, comentou Lily Yin Weck, coordenadora do centro de Referência para Imunobiológicos Especiais da Universidade Federal de São Paulo e investigadora principal da pesquisa que será realizada no Brasil. Sua fala ocorreu em uma live do Hospital e Maternidade Santa Joana.
 
A vacina chinesa que vem para o Brasil
 
Já essa é produzida com o novo coronavírus em si, mas inativado. Essa versão criada do agente infeccioso não consegue se replicar, porém instiga o sistema imunológico.
 
Produzida pela Sinovac, ela também mostrou ser eficiente nos testes com animais, que ocorrem antes dos experimentos em seres humanos. Em comunicado à imprensa no site Clinical Trials Arena, a companhia divulgou resultados preliminares de seu estudo de fase 2, uma etapa que testa a segurança e a dose ideal do composto em um número considerável de pessoas — mas menor do que na fase 3.
 
De acordo com a empresa, 90% dos participantes desenvolveram anticorpos neutralizantes 14 dias depois da injeção, sem eventos adversos relatados. Entretanto, os dados também não foram publicados em periódicos científicos, o que limita bastante qualquer interpretação.
Vacinas de RNA contra o coronavírus
 
Assim como na proposta de Oxford, essas vacinas buscam apresentar ao sistema imune somente a parte do código genético do Sars-CoV-2 que é responsável por produzir a tal espícula.
 
Só que, aqui, essa porção do RNA do novo coronavírus é entregue sozinha, sem um adenovírus modificado. Na verdade, ela é envolvida em uma capa de gordura ou outro composto que proteja sua delicada composição até que chegue nas células do corpo.
 
Nessa abordagem, saiu na frente a vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna, em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID, na sigla em inglês). Os estudos com seres humanos começaram em março.
 
Segundo a companhia, na primeira etapa, os 105 voluntários mostraram uma produção de anticorpos neutralizantes “em nível comparado aos de pacientes recuperados pela Covid-19”. Atualmente, o trabalho está na fase 2, assim como outra proposta de vacina baseada em RNA, feita pela Pfizer e pela Biotech.
 
Essa tecnologia é mais arrojada e pode ser promissora, porém será preciso vencer algumas barreiras. “Apesar de funcionarem bem em animais, as vacinas desse tipo em geral induzem uma resposta que não é muito forte ou duradora”, destaca Kalil.
 
A Moderna afirma ter uma tecnologia mais eficiente para entregar o RNA do Sars-CoV-2 nas células humanas, o que superaria essa limitação.
 
Por que vacinas estão sendo testadas no Brasil
 
Teóricos da conspiração alegaram que o nosso país só está sendo escolhido para servir de cobaia a outras nações mais desenvolvidas. Besteira.
 
“O melhor local para provar que a vacina funciona é onde a epidemia está ativa, com alta circulação do vírus”, explica Rosana Richtmann, infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo. Além disso, o Brasil possui um histórico de produção de vacinas e de pesquisadores renomados na área.
 
No mais, é possível que esses estudos facilitem o acesso às doses, se elas realmente forem eficientes. “A da Sinovac, por exemplo, é feita com uma técnica dominada pelo Instituto Butantan. Então seria necessário apenas fazer a transferência de tecnologia”, comenta Rosana.
 
E quando fica pronta a vacina?
 
“Há alguns meses, nos perguntávamos se haveria uma vacina. Hoje, provavelmente a questão é qual será a melhor”, afirma Rosana. “Entre outubro e novembro, devem chegar os resultados com alguma dessas candidatas que estão na fase 3 de pesquisa”, calcula Rosana.
 
Caso eles sejam positivos, será necessário avaliar os dados em detalhes e buscar aprovações e produção em larga escala, o que levaria mais alguns meses. “Se tudo der certo, podemos ter alguma vacina pronta já no primeiro semestre de 2021”, estima a epidemiologista Cristiana Toscano.
 
Mas é bom ter em mente que seria a primeira vez na história que um imunizante fica pronto tão rápido. A recordista até agora é a vacina do ebola, pronta em cinco anos.
 
Fora que, como várias etapas do rito da pesquisa científica estão sendo aceleradas, os números sobre a possível eficácia dessas vacinas devem ser interpretados com cautela. Mesmo com um imunizante aprovado, os cientistas continuarão acompanhando os voluntários para verificar a extensão da proteção e o surgimento de potenciais reações adversas mais raras.
 
Aliás, a própria resposta imune ao Sars-CoV-2 é uma grande incógnita. Ora, algumas pessoas se curam mesmo sem produzir anticorpos eficazes contra o vírus.
 
“Temos muito mais perguntas do que respostas e faltam dados publicados. Não podemos entrar na euforia mundial de querer a vacina a qualquer custo”, diz Kalil, que trabalha em uma proposta brasileira de imunizante. Ele e sua equipe vem pesquisando o soro de pacientes que se recuperaram da Covid-19 para entender melhor a reação do sistema imune frente ao coronavírus.
 
A partir daí, a ideia é criar uma injeção que reproduza as respostas mais eficazes do nosso sistema de defesa.
 
A questão da distribuição
 
Uma vacina aprovada vai gerar interesse de bilhões de pessoas ao mesmo tempo. “A capacidade de produção global não comporta essa demanda. O abastecimento provavelmente será em fases, com grupos prioritários estabelecidos pelos países”, conta Cristiana.
 
Além dos profissionais de saúde, idosos são a escolha lógica, mas é fato que o sistema imunológico na terceira idade reage pior a vacinações em geral, o que possivelmente exigirá doses de reforço.
 
Outra questão que cerca o trabalho de Cristiana na OMS é garantir uma distribuição igualitária. “No passado, vivemos situações onde países mais pobres tiveram acesso tardio à vacina, e estamos trabalhando com coalizões para tentar evitar essa diferença”, destaca a médica.
 

Fonte: Veja Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.