Notícias

Imagem

Servidores públicos sofrerão corte de 25% nos salários até 2024

O governo está elaborando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que prevê redução em 25% dos salários e da jornada de trabalho dos servidores públicos federais de todos os Poderes. 
 
O montante que for economizado com a decisão será direcionado para as ações de combate ao coronavírus, que atingiu o nosso país. 
 
Porém, ao mesmo tempo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) discute o que está sendo chamado de “Orçamento de Guerra”. Maia afirma que essa proposta precisa sair como uma PEC do Executivo. 
 
“O governo que fez o acordo com a equipe técnica dos governadores e precisa assumir isso. O Parlamento pode tramitar qualquer matéria, mas seus autores precisam apresentar suas assinaturas na proposta”, disse.
 
Caso seja aprovada, a PEC começará a valer imediatamente e essa redução terá validade até o final do ano de 2024. A proposta não deve valer para aqueles que recebem até três salário mínimos, que hoje é equivalente a R$3.135.
 
A diminuição será diminuída para os membros dos Poderes, ou seja, promotores, juízes, deputados e senadores poderão ter o salário reduzido.
 
O corte nos salários irá alcançar os vencimentos, subsídios, gratificações e demais parcelas remuneratórias de caráter permanente. 
 
“Até 31 de dezembro de 2024, autorizada a redução da jornada de trabalho dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional em até 25%, com adequação proporcional de remuneração”, diz trecho da PEC do governo, que completa:
 
“Somente será aplicável aos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, aos membros de qualquer dos Poderes, aos detentores de mandato eletivo e aos demais agentes políticos  com remuneração superior a três salários mínimos.
 
Além disso, o governo prevê outras medidas com o impacto para os servidores. A proposta proíbe, até o mês de dezembro de 2022, a concessão de reajustes salariais, a criação de cargo que implique aumento de despesa; a alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; a contratação ou admissão de pessoal; a realização de concurso público.
 
Assim como a criação ou aumento de auxílios; a progressão ou a promoção de carreira de servidores; e a criação de qualquer despesa obrigatória.
 
Precatório
A PEC do Executivo autoriza a suspensão do pagamento de precatórios, ou seja, os títulos de dívidas do poder público com empresas e cidadãos reconhecidas pela Justiça, até o mês de dezembro. 
 
Além disso, os estados e municípios não são obrigados a pagarem até abril de 2021 essas parcelas. 
 

Fonte: FDR

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.