Notícias

Imagem

Paim: reforma tributária deveria incluir imposto sobre grandes fortunas

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta segunda-feira, em Plenário, uma reforma tributária que torne o sistema atual mais justo, incluindo regras sobre a tributação de grandes fortunas.

Ele lembrou que um projeto de lei (PLS 315/2015) de sua autoria institui uma alíquota de 1% sobre o patrimônio da pessoa que ultrapassar R$ 50 milhões.

— São pouquíssimos os brasileiros que dispõem desse patrimônio. Em uma democracia tão desigual como a nossa, creio que [o contribuinte com maior patrimônio] deve, sim, contribuir mais para o bem de todos — declarou.

O senador destacou que, à época da apresentação dessa proposta, estimava-se que, uma vez aprovada, haveria uma arrecadação de mais de R$ 50 bilhões por ano. Segundo ele, isso representa quase o dobro da arrecadação do Programa Bolsa Família para este ano.

Imposto sobre consumo

Paulo Paim acrescentou que a proposta de reforma tributária também deveria prever a redução da incidência de impostos sobre o consumo.

Segundo ele, a parcela mais pobre da população é especialmente prejudicada pelo sistema atual, que estabelece tributação indireta sobre o consumo de bens de primeira necessidade.

Paim argumentou que, se esse modelo for alterado por outro que aumente a tributação sobre a renda dos mais ricos, as pessoas mais pobres terão mais dinheiro para consumir mais, o que poderá estimular o crescimento econômico.

Fonte: Senado Notícias

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.