Notícias

Imagem

Reforma Administrativa abre margem para interesses políticos e partidários

Quando o governo propõe filtros de meritocracia, abre espaço para demissões por questões ideológicas, principalmente em tempos de polarização

Nesta semana, o governo anunciou que pretende apresentar a sua proposta de Reforma Administrativa em fevereiro e que tem a pretensão de votá-la até o final desse semestre. Se essa reforma for aprovada, vai atingir os servidores públicos concursados e toda a estrutura do serviço público. Entre os pontos preocupantes está o fim da estabilidade para os novos servidores públicos, que pode abrir espaço para demissões por questões ideológicas.
 
Não é de hoje que a Delegacia Sindical em Curitiba do Sindifisco Nacional está debatendo as reformas propostas para o serviço público. Entendemos que é preciso consciência de que os servidores públicos não devem ser colocados em uma posição de sujeição a interesses políticos e partidários. Quando o governo propõe que o servidor passe por filtros de meritocracia, caminha no sentido contrário daquilo que é o serviço público: nós servimos ao povo e não a políticos.
 
A alteração proposta pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, é de colocar essa estabilidade sob ameaça. Na Reforma Administrativa, o governo quer que o servidor público trabalhe por 10 ou 15 anos, passando por avaliações, para só então conquistar algo que hoje já é um direito do funcionalismo. Essa proposta pode trazer mudanças danosas e irreversíveis para o serviço público brasileiro, principalmente em tempos de polarização e nos períodos de troca de gestão. 
 
REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO
Um dos pontos mais comentados pelo governo sobre a Reforma Administrativa é a pretensão da redução da jornada de trabalho e dos vencimentos dos servidores públicos, o que deve resultar em uma corrida por aposentadorias. Atualmente, 120 mil servidores estão em abono de permanência e devem querer se aposentar se essa proposta for aprovada. Aliás, caso isso aconteça, deixará de valer à pena permanecer na ativa. No final do ciclo, quem será prejudicado será o cidadão, já que a qualidade do serviço público e a quantidade de servidores públicos será reduzida. 
 
A MÁQUINA NÃO ESTÁ INCHADA
Ao contrário do argumento utilizado pela equipe econômica, os próprios dados do Ministério da Economia revelam estabilidade. De acordo com o Tesouro Nacional, 22% das despesas primárias são destinadas aos salários e encargos da União. Atualmente, 12% da população ocupada é de servidores, sendo que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é de 21%.
 
Com esse discurso que não cola mais, o Executivo ainda pretende mudar o plano de carreira, reduzindo de 300 para 30 carreiras. Ainda mais, pretende acabar com a progressão automática e reduzir os salários em início de carreira. A meta é que a progressão tenha mais níveis, de maneira que os funcionários demorem mais tempo para chegar ao salário final da carreira. Nesse momento, é importante que todas as entidades dos servidores públicos se unam para combater a proposta que não melhora o funcionalismo e nem os serviços para a população.

Fonte: Auditores Fiscais

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.