Notícias

Imagem

Palestra sobre a evolução do pensamento feminista no Brasil

Evento da DS Curitiba do Dia Internacional da Mulher terá palestra com Advogada Criminalista Fabiana Marques
 
No dia 9 de março, às 9h, a Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional promove um café em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No evento será ministrada uma palestra pela Advogada Criminalista Fabiana Marques que debaterá: “A evolução do pensamento feminista no Brasil: uma perspectiva histórica”. Contamos com a presença de vocês, mulheres! Confirme a sua presença pelo telefone: (41) 3225-4217 ou pelo WhatsApp (41) 9 8859-9760.
 
“Não deixem de participar dessa palestra, dessa roda de conversa. É muito importante debater esse tema, porque precisamos conhecer os nossos direitos para podermos busca-los. Seja no âmbito social, seja no âmbito político. E, ainda que achemos que o feminismo já está amplamente divulgado, na verdade, encontramos realidades diferentes por aí. Por isso, existem muitas mulheres que não conhecem os seus direitos e não sabem onde busca-los. Tanto entre homens quanto entre as mulheres, ainda há resquício de algumas culturas que precisam ser modificadas”, analisa Fabiana Marques, presidente da Comissão da Mulher do IBRAPEJ.
 
PALESTRA – A evolução do pensamento feminista no brasil
Na palestra, será abordada a evolução do feminismo no Brasil. No decorrer do debate, Fabiana Marques vai falar sobre as três ondas feministas existentes. A primeira, discute a questão da conquista do voto feminino. A segunda, as conquistas alcançadas no campo do trabalho. E, por último, a conquista da mulher sobre o próprio corpo.
 
Em geral, a palestra será sobre a liberdade que a mulher atinge quando ela se entende em igualdade perante aos homens. A maneira como ela começa a perceber a luta que precisa traçar para alcançar o seu espaço político e social. Esse espaço que naturalmente foi do homem, porque ele sempre esteve inserido dentro da política e do mercado de trabalho. 
 

O homem sempre foi visto como aquele que faz as coisas externas, enquanto a mulher sempre foi vista como a pessoa que fica dentro da casa, que cuida da parte do trabalho interno e que cuida da família. Hoje, essa realidade está sendo modificada, de tal maneira que as mulheres também assumem papeis de protagonismo.

Além disso, a palestra debaterá o movimento das mulheres no combate a todo tipo de violência. Resultando, nas últimas duas décadas, em conquistas como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. Aqueles que comparecerem ao evento, poderão entender mais sobre tudo aquilo que as mulheres conseguiram conquistar no Brasil.
 
PALESTRANTE – Fabiana Marques
Fabiana Marques é advogada criminal, professora, mestre em direito pela PUC-RIO, presidente da Comissão da Mulher do IBRAPEJ, Coordenadora Adjunta do IBCCRIM, Secretária da Comissão de Dados e Privacidade e membro da comissão de Direitos Humanos, ambos da OAB-RJ.
 
SERVIÇO
Café com Palestra em Homenagem ao Dia da Mulher
Data: 09/03/2020 (segunda-feira)
Horário: 9h00 
Local: Hotel Mabu - Sala Curitiba - Rua XV de Novembro, 830
 

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha