Notícias

Imagem

Relator tem parecer contrário à inclusão de Auditores-Fiscais na PEC 443

Em relatório apresentado no dia 5 de novembro à Comissão Especial da Câmara que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 443/2009, o Deputado Federal Mauro Benevides (PMDB/CE) manifestou-se contrário à inclusão dos Auditores-Fiscais na matéria.
 
Em seu parecer, Benevides vota pela admissibilidade das nove emendas feitas à PEC 443, ao longo de sua tramitação. No entanto, mostra-se favorável à aprovação integral de somente duas delas – 1 e 8, que tratam da inclusão dos Delegados de Polícia. A emenda nº 5, apresentada pelo Deputado João Dado (PDT/SP), que contemplaria os Delegados de Polícia e também os Auditores-Fiscais, só foi admitida parcial, novamente para aceitar a inclusão dos Delegados de Polícia. As demais emendas foram rejeitadas pelo Relator – incluindo aquelas apresentadas pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), referentes aos servidores da área tributária.
 
Devido à falta de consenso sobre a redação da PEC, os deputados pediram vista conjunta do relatório e a votação do parecer foi adiada.
 
Informes dos gabinetes – A DS/Rio fez contato com os gabinetes dos Deputados Arnaldo Faria de Sá, Mauro Benevides e João Dado, para conhecer o motivo dos vetos do relator e o destino da PEC 443.
 
Do gabinete de Faria de Sá, veio a informação de que o relatório seria analisado novamente, entre os dias 12 e 13 de novembro. O gabinete de Mauro Benevides confirmou a exclusão dos AFRFB no relatório do deputado na PEC 443.
 
O gabinete de João Dado esclareceu que partiu deste parlamentar o pedido de vista conjunta ao relatório, devido à falta de acordo. João Dado irá apresentar um Substitutivo na próxima terça-feira (12/11) e está buscando o apoio dos demais membros da Comissão Especial.
 
Tratamento uniforme – Em sua origem, a PEC 443 fixa a remuneração máxima dos advogados da Advocacia-Geral da União e procuradores estaduais e do Distrito Federal em 90,25% do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Em 2010, a PEC 465 foi apensada à matéria, pois tem objetivo semelhante, mas inclui os defensores públicos. Segundo o relatório de Benevides, ambas pretendem “conferir tratamento remuneratório uniforme entre os membros da advocacia pública e os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público”.
 
Desde então, foram apresentadas nove emendas à PEC 443/2009. Todas propõem a extensão dos critérios remuneratórios previstos na PEC para outros segmentos do serviço público. São eles: Delegados de Polícia (Emendas 1, do Deputado Celso Russomano, e 8, do Deputado Vander Loubet); Policiais Civis e Militares (Emenda 2, do Deputado Paes de Lira);Servidores da Área Tributária (Emendas 3 e 4, do Deputado Arnaldo Faria de Sá); Delegados de Polícia e Auditores Fiscais (Emenda 5, do Deputado João Dado); novamente Servidores da Área Tributária (Emenda 6, do Deputado Ronaldo Zulke, e 7, do Deputado André Figueiredo); Servidores das Polícias Civis e Federal (Emenda 9, do Deputado Osmar Serraglio).
 
Para acompanhar a tramitação – Todas as informações sobre a tramitação da PEC 443/2009 estão disponíveis no site da Câmara dos Deputados e acessíveis no link:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=519911
 
 
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.