Notícias

Imagem

Startup lança plataforma gratuita para simplificar declaração do IR

A declaração do imposto de renda 2020 começa em março e termina em abril. Pensando na tarefa que é um verdadeiro pesadelo para muitos brasileiros, a startup catarinense Leoa lançou uma plataforma gratuita homônima que promete desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar contas ao leão. A assistente virtual está disponível para cadastro e vai operar pela primeira vez no IR deste ano.
 
De acordo com Eduardo Canova, CEO da fintech, a solução tem como objetivo permitir que o próprio contribuinte prepare sua declaração corretamente sem precisar de um contador e, principalmente, sem cair na malha fina após a análise da Receita Federal. A plataforma já está disponível e vai operar pela primeira vez no IR 2020. “Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.
 
Para agilizar e facilitar o processo, a Leoa possui tecnologia de machine learning para sugerir as melhores respostas aos usuários. Se um contribuinte declara ser casado e ter um filho de 20 anos, por exemplo, o sistema alerta para não indicá-lo como dependente, uma vez que há grandes chances de a Receita não aceitar (por ser maior de idade) e a declaração ir direto para a malha fina. “Com a plataforma, as pessoas não precisam saber nada de imposto de renda, precisam apenas seguir os passos”, garantiu o administrador de empresas.
 
 
Mas como a plataforma é gratuita e a startup precisa se rentabilizar, a Leoa também oferece antecipação de restituição — mediante cobrança de 1,5% a 3,5% ao mês de juros. Segundo Canova, a fintech possui um funding próprio de R$ 3 milhões para essa linha de crédito e está estruturando um fundo mais robusto com uma gestora do mercado. “Não queremos só antecipar a restituição, mas também oferecer crédito para ser usado com essas despesas que serão restituídas”, antecipou o executivo.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.