Notícias

Imagem

Políticos reagem à indicação de Democracia em Vertigem ao Oscar

O brasileiro Democracia em Vertigem foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. A produção, distribuída pela Netflix, retrata o processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sob o ponto de vista da diretora Petra Costa. Por isso, sua indicação despertou muitos comentários políticos nas redes sociais, com a oposição comemorando o reconhecimento do Oscar e a direita chamando o documentário de ficção. Veja abaixo o que os políticos disseram.
 
A indicação de Democracia em Vertigem, que já vinha se destacando com indicações a outros festinais internacionais de cinema, foi anunciada pelo Oscar na manhã desta segunda-feira (13) e ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Em pouco mais de duas horas, foram mais de 236 mil tuítes sobre o Oscar, sendo mais de 26 mil sobre a produção brasileira e mais de 6 mil sobre a diretora Petra Costa.
 
A maior parte desses posts partiu de internautas que parabenizaram o feito da diretora brasileira, que pode ser a primeira mulher latino-americana a ganhar um Oscar, e comemoraram a visibilidade recebida pelo processo que alterou o rumo da política nacional ao tirar Dilma Rousseff do poder em 2016.
 
Entre esses internautas estão representantes da oposição como o ex-presidente Lula, que chegou a dizer que "a verdade vencerá". "O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes", acrescentou a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PR). Na sua conta oficial, o PT argumentou que o "filme de Petra Costa mostra os bastidores do golpe contra a presidenta Dilma, assim como a prisão arbitrária de Lula e a ascensão de Jair Bolsonaro".
 
Os representantes da direita brasileira não fizeram tantos comentários sobre a indicação da produção brasileira ao Oscar. O ex-presidente Michel Temer (MDB) e o presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, ainda não comentaram o assunto. Os filhos de Bolsonaro também não. A deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que é aliada da família Bolsonaro, foi uma das poucas a falar sobre o Democracia em Vertigem e limitou-se a dizer que "todo mundo vai perder" com isso.
 
Os movimentos cívicos que contribuíram com o impeachment de Dilma, por sua vez, fizeram questão de questionar a veracidade da leitura feita pelo documentário de Petra Costa sobre esse fato. O Movimento Brasil Livre (MBL), que foi um dos principais articuladores do impeachment e recentemente rompeu a aliança com Jair Bolsonaro, por exemplo, chamou a produção de mentirosa.
 
"Uma farsa gigantesca que ignora milhões de brasileiros que foram às ruas contra o maior escândalo de corrupção da história, acaba de ser indicado ao Oscar", escreveu o MBL, que lembrou ter feito o próprio filme sobre o impeachment, o Não Vai Ter Golpe.
 
O Vem pra Rua seguiu o mesmo caminho do MBL, dizendo que a produção "trata-se de uma obra de ficção e não de um documentário". O movimento ainda ofereceu "um Oscar para cada brasileiro que lutou para derrubar o governo mais corrupto da história".
 
O PSDB seguiu o exemplo do MBL e do Vem pra Rua, chamando o documentário sobre o impeachment de ficção e fantasia.
 

Fonte: Congresso em Foco

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.