Notícias

Imagem

Receita em alerta: o que a falta de recursos pode provocar em 2020

Fechamento de agências e paralisia em sistemas, resultados de cortes no orçamento e falta de concurso, são ameaças à Receita Federal em 2020

Não diferente do último ano, 2020 também começa com um alerta na Receita Federal. Sem concurso desde 2014, o órgão atua agora com defasagem de pessoal, menos recursos no orçamento e ameaças constantes aos direitos adquiridos dos servidores e assegurados pela Constituição. Tudo isso afeta de várias maneiras o desempenho do Órgão, que corre risco de fechamentos, paralisação dos sistemas, redução de jornada e de remuneração.

O atual cenário na Receita é também reflexo do crescimento no número de aposentadorias por conta da insegurança gerada com a aprovação da reforma da Previdência. O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu em março do ano passado que até 50% dos servidores federais poderão se aposentar nos próximos 5 anos.

Mas não é de hoje que a Administração precisa mudar essa realidade. O concurso que não acontece desde 2014, já vem sendo cobrado internamente. Chegou a ser solicitado em 2017, mas foi desautorizado pelo Ministério de Planejamento no final de 2018 junto à outras 27 solicitações feitas por órgãos e fundações. A carreira de Auditor Fiscal é bastante penalizada com essa situação. Faltam servidores para atuar especialmente nas fronteiras, onde o trabalho é mais ativo e praticamente inconcebível de ser realizado sozinho, sendo perigoso até para a sua segurança.

Um levantamento realizado pela Coordenação de Gestão de Pessoas (COGEP) da Receita Federal, estima que o órgão necessite de pelo menos 2.100 Auditores e Analistas. Com vistas a preencher essas vagas, em setembro de 2019, o Órgão solicitou 3.314 vagas para diversos cargos, inclusive Auditores, porque há ainda a preocupação com cerca de 2.800 servidores que deverão se aposentar em breve.

Ainda assim, o concurso não é garantido e o Ministério de Economia, que desde 2018 abrange o Ministério de Planejamento e outros 6 Ministérios, não deu nenhum retorno sobre a realização do mesmo. Além disso, apesar de temporariamente suspenso o irresponsável Plano de Reestruturação, a Receita ainda poderá fechar um terço de suas agências, justamente por falta de pessoal e cortes no orçamento.

 

Cortes no orçamento, ataques ao funcionalismo e posicionamento da DEN

No projeto de lei orçamentária para 2020, o Governo retirou 36% dos recursos do Órgão que passa a dispor de R$ 1 bilhão a menos para despesas que incluem desde aluguel de prédios à investimentos em tecnologia. O presidente da DS Curitiba, Celso José de Oliveira, esclareceu que o corte do governo é demasiado prejudicial para as atividades de fiscalização do Órgão, pois demonstra uma desvalorização da carreira e estimula o comportamento de sonegação da sociedade que vê a Receita com maus olhos. O que pode inclusive se converter em perdas na arrecadação do país: “Sem falar que isso vai contra tudo o que estamos tentando inserir de cultura tributária e fiscal no país. A Reforma Tributária, que deveria vir para transformar o sistema tributário brasileiro e as iniciativas de Educação Fiscal, por exemplo, vão por água abaixo quando nem o próprio Governo respeita seu órgão arrecadador e fiscalizador”, completou Celso.

Em entrevista ao Diário do Amazonas, o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, afirmou também que o sistema da Receita responsável pela arrecadação, declaração e restituição do Imposto de Renda pode sofrer uma paralisia em agosto desse ano e a previsão é de que “a Receita terá que escolher um terço de suas unidades para fechar”.

Como se não bastassem os ataques sofridos pelos servidores durante todo o último ano, no dia 20 de dezembro o presidente Jair Bolsonaro decretou a extinção de 14.277 cargos vagos e demais 13.334 cargos nos próximos anos, proibindo a abertura de concursos para provimento de vagas para esses cargos específicos. Dentre as funções extintas estão a de auxiliar de enfermagem, agentes de saúde pública, jornalista, publicitário, relações públicas, revisor de textos em braile e outros 63 cargos.

A DS Curitiba se mantém vigilante e atenta às mudanças no cenário político nacional para atuar de forma a assegurar os direitos adquiridos dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil e um ambiente favorável à entrega dos resultados esperados do Órgão. Em 2020, a luta continua!

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.