Notícias

Imagem

Maia vai deixar PEC paralela da Previdência na gaveta

A PEC paralela da Previdência, que facilita a inclusão de servidores estaduais e municipais na reforma, não está entre as prioridades da Câmara no primeiro semestre de 2020. A proposta deve ficar na gaveta, perdendo espaço para outras matérias que, na opinião de Rodrigo Maia, trazem um impacto fiscal mais relevante para as contas públicas brasileiras, como o pacto federativo, a reforma tributária, a reforma administrativa e a nova lei de recuperação judicial.
 
As prioridades da Câmara dos Deputados em 2020 foram apresentadas por Rodrigo Maia nesta quinta-feira (19) em conversa com jornalistas. Na ocasião, o presidente da Câmara argumentou que a PEC paralela da Previdência deveria focar apenas na inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Porém, acabou ganhando outras propostas no Senado – propostas que, segundo Maia, diminuem o impacto fiscal da reforma recentemente aprovada. "Tem de tirar muita coisa da PEC paralela. Ela muda uma emenda que acabou de ser promulgada", destacou Maia, indicando que a tendência é que fique no texto apenas a inclusão de estados e municípios na reforma.
 
Por conta desse impasse, a PEC paralela não terá a mesma prioridade que a reforma da Previdência teve na Câmara. Em vez disso, Maia elenca como as prioridades dos deputados no primeiro semestre de 2020 a votação das seguintes pautas:
 
  • PEC da segunda instância;
  • Nova lei da recuperação judicial;
  • Autonomia do Banco Central;
  • Pacto federativo/PEC dos Gatilhos;
  • Reformas administrativa e tributária; e
  • Política de recomposição do Bolsa Família.
 
Dificuldades
Maia também vê entraves à aprovação de propostas como o novo imposto que o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu nessa quarta-feira (18) para taxas as movimentações financeiras pela internet. Para o presidente da Câmara, a medida seria como uma CPMF disfarçada. "Não há espaco", declarou.
 
Ele ainda vê dificuldade na aprovação de uma política de recuperação do salário mínimo. "Essa política tem de estar atrelada à capacidade de financiamento do Estado, dentro da realidade do Brasil", afirmou. "Eu apoiaria qualquer política de valorização, mas temos de fechar a conta", emendou o presidente da Câmara.
 
Maia disse que também é preciso criar um acordo em cima do novo marco legal do saneamento básico, que foi uma das prioridades da Câmara no fim de 2019. Ele espera que o governo negocie com o Senado a manutenção do texto aprovado nesta reta final do ano legislativo pelos deputados, pois hoje, indicou Maia, não há compromisso do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, de manter o texto. A Câmara fez uma manobra regimental para tomar do Senado o direito de dar a palavra final sobre o assunto ao deixar em segundo plano, na votação em plenário, a proposta do senador Tasso Jereissati.
 

Fonte: Congresso em Foco

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.