Notícias

Imagem

Com recesso, reformas tributária e administrativa ficam para 2020

Parlamentares deixam atividades legislativas a partir desta segunda-feira (23) e voltam ao Congresso em fevereiro de 2020
 
Com o recesso parlamentar, que começa oficialmente nesta segunda-feira (23), a agenda econômica e as reformas propostas pelo governo vão ficar para 2020. As reformas tributárias e administrativas são as principais apostas do governo para o próximo ano. 
 
A regra oficial determina que os parlamentares voltem às atividades em 2 de fevereiro de 2020. No entanto, como a data cai em um domingo, o Congresso volta a funcionar com todos os integrantes a partir de 3 de fevereiro.
 
Segundo as regras do Congresso, durante o período de recesso, cabe a uma comissão de deputados e senadores atuar em esquema de plantão. Em 2019, o Congresso Nacional e o governo focaram na aprovação da reforma da Previdência, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. 
 
A reforma tributária está sendo avaliada por uma Comissão Especial do Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, anunciaram um acordo entre as Casas e o governo para a apresentação de uma proposta única de reforma tributária, após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
 
Foi constituída uma comissão mista para que em até 90 dias forme um texto de consenso, que atenda as manifestações e anseios do governo.
 
A prisão de condenados em segunda instância é outro tema caro ao governo federal que deve ser decidido em 2020. Em dezembro deste ano, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou o texto, que segue para avaliação do plenário da Casa. Caso aprovado, segue para a Câmara e, só então, para a sanção presidencial.
 
Outro tema que deve ser discutido pelos parlamentares em 2020 é a reforma administrativa. Segundo Guedes, Bolsonaro preferiu que o texto seja encaminhado no começo do ano, para “dar um respiro” ao Congresso neste final de ano.
 
A reforma proposta pelo governo prevê a mudança nas regras de remuneração e estabilidade para os novos servidores públicos.
 
O presidente da Câmara avaliou como erro a demora para enviar a proposta. Em entrevista à Agência Câmara, afirmou que a economia vai crescer mais a partir do momento que o estado se reorganizar.
 

Fonte: R7

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.