Notícias

Imagem

Relógio biológico determina melhor hora de tomar remédio e se exercitar

Nosso “relógio biológico” pode influenciar em diversos aspectos da saúde, da melhor hora para “ficar doente” ao horário de pico de produtividade
 
O ritmo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico, sempre foi relacionado a distúrbios do sono.
 
"É usado também para explicar por que algumas pessoas rendem mais pela manhã, enquanto outras produzem melhor à tarde ou à noite.
 
Responde, ainda, a pergunta sobre por que há quem sofra mais com a adaptação ao fuso horário e jet lag.
 
Desde 2017, quando o prêmio Nobel de medicina foi entregue a três cientistas americanos pela descoberta de mecanismos moleculares que controlam o ritmo circadiano (Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young), diversas pesquisas têm mostrado a relação deste ciclo com outros comportamento do corpo humano, como desempenho de determinadas atividades, aparecimento de doenças e até na melhor resposta a tratamentos quando o “relógio” é observado.
Isso porque o ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.
 
O “relógio” que monitora todos estes processos encontra-se localizado numa área cerebral denominada núcleo supraquiasmático.
 
Luminosidade, temperatura e tempo de sono são alguns dos elementos que configuram esse relógio.
 
Como regra geral, o ritmo circadiano procura se antecipar às nossas atividades ao longo do dia: da produção de insulina antes do café matinal à liberação máxima de cortisol (o hormônio do estresse ou da vigília) às 10 da manhã – horário em que a maioria atinge a fase de alerta máximo, ou à redução da temperatura corpórea na hora de ir para a cama.
 
Melhor hora para tomar medicamentos
Nos últimos anos, cientistas passaram a dedicar-se à cronopatologia para estudar a relação do ciclo circadiano com as doenças e à cronofarmacologia, para potencializar a eficácia de medicamentos de acordo com o ciclo.
 
“O ritmo circadiano pode nos indicar desde a melhor parte do dia para fazer um exercício de alta performance até qual seria o horário ideal para tomar um medicamento”, explica o médico nutrólogo Frederico Lobo, que estuda a relação do ciclo circadiano com doenças.
O especialista enumera algumas das descobertas sobre o funcionamento do nosso ritmo circadiano que influenciam diretamente em formas de prevenção e no tratamento de doenças.
 
“Estudos já mostraram que os menores níveis tensionais ocorrem às 3h da manhã e a máxima divisão das células da epiderme à meia-noite. A asma é pior às 4h da madrugada, enquanto as doenças cerebrais e cardiovasculares têm predomínio pela manhã”, cita.
 
Também já se concluiu que a melhor eficácia de um fármaco para hipertensão (diltiazem) acontece quando ele é administrado à noite, e o máximo efeito anticoagulante entre 4h e 8h da manhã.
 
“Outras descobertas incluem o fato de que ácido acetilsalicílico (AAS) é mais efetivo se tomado à noite, para fazer efeito de manhã, quando a ocorrência de infartos é maior. Estudo da USP mostrou que o efeito da ciclofosfamida – droga que reduz a atividade do sistema de defesa para não haver rejeições de órgãos – é maior e mais positivo perto do meio-dia”, conclui.
 
A diretora científica da Sociedade Paranaense de Ciências Neurológicas, Viviane Flumignan Zetola, explica que várias prescrições de medicamentos já têm respeitado o ciclo circadiano, com a receita médica estipulando o horário correto para administração da droga, para um tratamento mais efetivo. Ela também reconhece que remédios também podem ter maior ou melhor resposta de acordo com o ciclo.
“Um exemplo é a sinvastatina, remédio para colesterol, que tem que respeitar o ciclo, e deve ser tomado à noite”.
 
Melhor produtividade
Viviane Flumignan Zetola destaca ainda que, na neurologia, o ciclo circadiano é extremamente importante pela sua relação nas questões de produtividade cognitiva e intelectual.
 
Ela explica que o ciclo está ligado a dois principais hormônios: “o cortisol, que é o hormônio da vigília, e a melatonina, que é o do relaxamento. Produzimos cortisol ao amanhecer e seus níveis vão baixando ao longo do dia. A melatonina é produzida ao anoitecer, e leva nosso corpo ao repouso”.
Ela lembra que o ritmo circadiano é respeitado até pela legislação trabalhista que impõe jornadas diferenciadas para profissionais que trabalham no turno da noite.
 
“Por isso, temos diferenças de produtividade e diferenças de leis laborais. Trabalhadores noturnos precisam de um tempo maior de descanso. A alteração no ciclo é prejudicial a ponto de a legislação compreender essa necessidade”.
 
Bioindividualidade
A médica explica que cada indivíduo tem sua cronotipia, que classifica as pessoas de acordo com sua atuação cerebral: alguns sendo mais matutinos, outros vespertinos, tendo respostas melhores ou piores em determinados horários.
 
Para ela, o cenário ideal seria que a cronotipia de cada um fosse respeitada para suas atividades diárias, trabalhando ou estudando no período de melhor rendimento.
 
“Colocar uma criança vespertina para estudar às 7h, por exemplo, é fatal para que o rendimento nas duas primeiras aulas, pelo menos, seja bem abaixo do esperado. Por isso, algumas universidades americanas e europeias já estão adequando suas grades à cronotipia de cada estudante”.
Como o ritmo circadiano interfere na rotina
Cardiovascular: eventos cardiovasculares, tais como infartos, AVCs e derrames são mais comuns na madrugada e primeiras horas da manhã. A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que remédios contra a hipertensão, por exemplo, sejam ingeridos antes de dormir, para ter seu efeito nas primeiras horas do dia. Assim como o uso de ácido acetilsalicílico (a aspirina) para a prevenção de eventos cardiovasculares é mais eficiente à noite.
 
Doenças respiratórias: crises de asma e bronquite são mais comuns no período da madrugada, não só por conta da posição corporal (geralmente estamos deitados nestas horas), como também por conta do ritmo circadiano.
 
Alimentação: os níveis de leptina, glucose e insulina são mais elevados ao acordar e menores durante o sono. Assim, o que ingerimos pela manhã é melhor processado pelo organismo que o que comemos à noite. O que consumimos à noite contribui mais para distúrbios alimentares e para a obesidade.
 
Coagulação, cicatrização e imunização: o Laboratório de Biologia Molecular MRC, do Reino Unido, mostra que nosso sistema imunológico é mais ativado durante o dia. Assim, queimaduras e ferimentos cicatrizam mais lentamente quando ocorridos à noite.
 
Vacina: estudo da Universidade Birminghan, do Reino Unido, apontou que a vacina contra a gripe tem maior eficácia se aplicada pela manhã. A produção de anticorpos pode ser até quatro vezes maior nesse período.
 
Dor: à tarde, a sensibilidade à dor também é menor e são necessárias doses menores de anestesia para obter os efeitos desejados. Assim, o período é o mais indicado para ir ao dentista, por exemplo.
 
Exercícios: atletas experimentam picos de temperatura, força e flexibilidade no final da tarde – e este é o melhor período do dia para competirem. Isso serve também para a atividade física regular de não atletas.
 
Concentração: pesquisa da Universidade de Toronto mostrou que jovens adultos são mais distraídos pelas manhãs, mas que é nesse período que podem ter mais soluções relacionadas à criatividade. De tarde, a concentração é maior. Já adultos mais velhos costumam ser mais concentrados pela manhã e distraídos à tarde.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

A Delegacia Sindical de Curitiba do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Saiba mais sobre o tratamento de dados feito pela DS Curitiba CLICANDO AQUI. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito da DS Curitiba, bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.